Lançamento faz parte do conjunto de ações para desenvolver competências de servidores na esfera municipal 

"A capacidade do Estado se constrói capacitando as pessoas”

Diogo Costa, presidente da Enap.

A Enap vem ao longo dos últimos anos ampliando sua oferta de capacitações, principalmente por meio da  Escola Virtual (EVG). Esses cursos estão alcançando milhares de servidores públicos e cidadãos em todo o país: somente em 2020, foram dois grandes marcos: mais de 3 milhões de inscrições e o lançamento de 105 cursos.

O Brasil tem hoje mais de 6 milhões de servidores públicos municipais que prestam serviço diretamente aos cidadãos, 5,6 mil prefeitos e milhares de conselheiros de políticas públicas.

Ciente de que a melhoria dos serviços públicos com foco no cidadão somente poderá ser alcançada se a Administração Pública desenvolver permanentemente o servidor público, a Escola lança neste início de junho mais um período de cursos focados em gestores municipais. A série conta com 18 certificações avançadas, na modalidade de Ensino a Distância (EaD) .As certificações fazem parte do conjunto de ações que a Enap está promovendo para o desenvolvimento de agentes públicos em competências indispensáveis ao exercício da função pública. Contribuem também para a efetividade do trabalho em diferentes contextos. 

Entre os temas dos cursos estão informações como liderança, licitação e contratos administrativos, acesso à informação, federalismo fiscal no País, planejamento estratégico, governo aberto e digital, formalização de convênios, contratos de repasses e outras transferências da União. 

Segundo o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques, a iniciativa visa contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas municipais, “principalmente neste momento de crise sanitária em que o Brasil se encontra, capacitando os novos gestores que assumiram mandato no início deste ano”, destaca. 

“O objetivo é capacitar esses administradores, principalmente os mais de 60% prefeitos que estão em primeiro mandato, a enfrentarem os desafios da gestão municipal. Daremos a eles, de forma gratuita, direta e acessível, ferramentas para enfrentar os principais problemas e desafios do momento”, explica Marques.

As  certificações englobam quatro níveis diferentes de gestão municipal, segmentando cursos específicos com foco nas atuações profissionais dos agentes públicos municipais. São eles:

Nível 1: prefeitos

As certificações orientam   os prefeitos sobre conceitos fundamentais, como pacto federativo. Outro foco das capacitações é destacar a utilização eficiente do gasto público e os ganhos para a sociedade em geral.

6 cursos | carga horária: 165h

6 cursos | carga horária: 150h

Nível 2: gestores municipais

As certificações promovem o desenvolvimento de habilidades conectadas com a realidade digital e local, possibilitando crescimento nas áreas de controle, tecnologia e políticas públicas.

6 cursos | carga horária: 185h

7 cursos | carga horária: 198h

9 cursos | carga horária: 185h

8 cursos | carga horária: 180h

6 cursos | carga horária: 196h

8 cursos | carga horária: 150h


Nível 3: técnicos municipais

As  certificações aprimoram técnicas e conhecimentos relacionados ao Estado, tributos e tecnologia, além de incrementar a capacidade de cooperação entre os governos locais e o relacionamento com a esfera federal.

6 cursos | carga horária: 195h

5 cursos | carga horária: 140h

6 cursos | carga horária: 168h

8 cursos | carga horária: 160h

5 cursos | carga horária: 166h

8 cursos | carga horária: 150h


Nível 4: conselheiros de políticas públicas municipais

As certificações aprimoram técnicas e conhecimentos relacionados ao Estado, tributos e tecnologia, além de incrementar a capacidade de cooperação entre os governos locais e o relacionamento com a esfera federal - sob a perspectiva de atuação nos próprios conselhos municipais.

5 cursos | carga horária: 150h

5 cursos | carga horária: 155h

6 cursos | carga horária: 160h

8 cursos | carga horária: 190h

Ao concluir com êxito o conjunto dos cursos que compõem cada uma das certificações avançadas, o aluno tem acesso ao certificado, com a carga horária total de todos os cursos realizados.  Para isso, ele precisa ser aprovado em todas as disciplinas relacionadas ao programa e realizar todas as tarefas propostas,  dentro de um prazo de 365 dias (a contar da data de inscrição no primeiro curso) .

Quem pode acessar os cursos

A Escola Virtual da Enap (EV.G) é uma plataforma totalmente online e gratuita de aprendizado a distância que reúne, em um único ambiente, cursos de diferentes instituições públicas e privadas. Possui atualmente uma oferta total de 274 cursos e 28 programas de certificações avançadas com inscrições abertas.

Após um cadastro simples, o aluno passa a ter acesso a todo o catálogo de cursos disponíveis. A plataforma reúne cursos em 16 áreas de conhecimento, tais como inovação, ética e cidadania, governo digital e transparência, entre outros.

No ambiente virtual de aprendizagem, as videoaulas e avaliações podem ser acessadas nos horários escolhidos pelo estudante. Assim, é possível adequar os estudos com as demais atividades do dia a dia. 

Acesse agora mesmo o catálogo e encontre cursos que se encaixam nos seus objetivos de carreira e desenvolvimento pessoal: https://www.escolavirtual.gov.br

 

Liderando prefeitos

Essa é mais uma iniciativa da Enap para investir no desenvolvimento dos municípios. Desde janeiro, a escola promove um curso de capacitação para prefeitos de todas as regiões do País. As três primeiras turmas já concluíram o curso e duas estão em andamento. No segundo semestre, deverão ser formadas mais cinco turmas (com prefeitos e vice-prefeitos), totalizando 500 alunos.

Além disso, por meio do Enap em rede, a Escola oferta cursos e eventos para o desenvolvimento profissional de servidores públicos lotados fora de Brasília, em parceria com institutos federais, universidades federais, escolas de governo federais e estaduais.  

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Em seminário, Enap debate a modernização dos concursos públicos no Brasil

No encontro, uma série de painéis abordaram a importância da reformulação da entrada de novos servidores para promover a diversidade

Publicado em:
28/11/2023
Pandemia altera desenhos e contornos geopolíticos do Brasil

Pesquisa inédita cruzou dados de 5.570 municípios e os classificou em sete áreas distintas de acordo com o risco para a Covid-19

Publicado em:
22/07/2021
Governar se aprende na escola: Enap prepara cursos online para gestores municipais

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais terão acesso gratuito ao material no 2º semestre

Publicado em:
14/03/2021