A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), capacitou a 11ª turma do programa Onboarding - Embarcando na Administração Pública Federal, destinado a profissionais recém-empossados em cargos de direção e assessoramento superiores no Governo Federal. O objetivo da iniciativa é desenvolver competências e acelerar a capacidade de atuação pública desses servidores, promovendo a profissionalização do serviço público e fortalecendo as capacidades da Administração Pública.
Em aula magna realizada na segunda-feira (22/04), o diretor de Infraestrutura de Dados do MGI, Renan Gaya, discutiu o uso de instrumentos de inteligência artificial no cotidiano da administração pública. “O uso da IA pode reduzir o tempo de elaboração de uma nota técnica de duas semanas para uma manhã” explicou, ao enfatizar a necessidade de supervisão humana competente. “O operador do instrumento de inteligência artificial precisa dominar o assunto”, pontuou.
Além da aula magna, o curso, que aconteceu ao longo de uma semana, de 22 a 25 de abril, contou com cinco disciplinas: Navegando pelas Estruturas da Administração Pública, Desvendando o Orçamento Público, Ciclo de Políticas Públicas, Atos Normativos e Controle, além de Liderança. “Esse é um momento para discutir e refletir sobre as práticas da administração. É um respiro necessário para a elaboração de melhores políticas públicas”, afirmou a diretora de Educação Executiva da Enap, Iara Alves.
Sobre a Iniciativa
O programa Onboarding - Embarcando na Administração Pública Federal tem como público-alvo servidores recém-empossados em cargos de NE, CCE 10 a 18 e equivalentes, sem experiência anterior em órgãos federais. O intuito é acelerar a capacidade de atuação pública do governo, proporcionando oportunidades de qualificação profissional e o estabelecimento de redes entre gestores.
Os objetivos específicos do programa incluem o desenvolvimento das competências de liderança e competências transversais das novas lideranças ingressantes no Governo Federal, alinhados com as Matrizes de Competências Essenciais da Liderança para o Setor Público Brasileiro e de Competências Transversais de um Setor Público de Alto Desempenho.