Esta exposição tem como objetivo apresentar cenários de transformação e de colapso do Brasil a partir das perspectivas Social, Tecnológica, Governamental e Territorial.
Para isto foram materializadas artes visuais imersivas que permitissem vislumbrar possíveis desdobramentos futuros e influenciar atitudes no presente.
Esta construção foi elaborada a partir de inputs extraídos do workshop Desafios Futuros, realizado durante a Semana de Inovação da Escola de Administração Pública - Enap - 2021, onde cerca de 40 participantes de todo o Brasil se reuniram virtualmente durante três dias para discutir, mapear e criar diferentes narrativas de futuros de maneira a inspirar políticas públicas e refletir sobre a atuação governamental do Brasil.
O resultado foi a criação de oito narrativas de futuros que subsidiassem as visões da Exposição virtual.
As narrativas dos integrantes do workshop foram materializadas por artistas com pinturas digitais e trilhas sonoras.
Acompanhe-nos nesta experiência imersiva única.
Acesse a exposição Brasileas: cenários futuros para o Brasil
O que é o Museu do Futuro?
O Museu do Futuro é um espaço criado para que reflexões de um futuro próximo imaginado nos auxiliem a criar políticas públicas que se antecipem aos grandes desafios que o poder público poderá enfrentar. O Museu é uma oportunidade de disseminar a utilização de pensamento fronteiriço para criação de cenários futuros, fomentar a prototipação futurista e promover a ampliação do pensamento crítico no e sobre o setor público.
Confira os artistas envolvidos: