A Enap publicou hoje o Edital 84/2020, que prorroga para 19 de julho o prazo de inscrições para selecionar pesquisadores na temática do Covid-19. Para ter maior diversidade de propostas e ampliar o alcance da seleção, a Enap decidiu também que não será necessária autorização da instituição de origem para que o pesquisador atue no projeto. 

Também foi retirada a exigência de servidores públicos serem pesquisadores ou professores universitários, mas mantida a exigência de comprovação de experiência acadêmica. 

O Brasil tem pressa, a Enap também. Novos saberes estão sendo demandados da Escola e a catalisação de estudos e pesquisas pode ajudar a criar projetos úteis para a administração pública enfrentar a pandemia do Covid.

No total, serão oferecidas 10 bolsas de pesquisa, no valor de R$ 5 mil por mês cada, com início em 27 de julho de 2020 e duração máxima de três meses.  Os candidatos devem possuir, no mínimo, graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, e comprovar experiência profissional mínima e/ou produção acadêmica. As propostas devem ser submetidas até 19 de julho pelo link http://bit.ly/catedras-inscricoes e serão analisadas por uma comissão julgadora. 

É a primeira vez que a Escola adota a modalidade fast track na seleção deste tipo de bolsa. Para Diana Coutinho, diretora de Altos Estudos, esse modelo permite gerar conhecimento de qualidade em tempo compatível com a urgência do setor público de ter respostas ágeis à crise.  

Novo cronograma

Com a retificação do edital, as inscrições vão até 19 de julho (18h), o resultado preliminar será divulgado dia 22 de julho; o resultado final sai dia 24 e início da concessão de bolsas será a partir de 27 de julho.

Os selecionados deverão entregar o relatório final de pesquisa, em formato de artigo científico, em até 90 dias.  

Cátedras fast track Covid-19

As pesquisas deverão ter como área temática “Políticas públicas de enfrentamento à pandemia de Covid-19” e devem ser capazes de gerar subsídios para auxiliar o setor público a aperfeiçoar sua atuação em situações de crise como esta. 

Os projetos podem explorar aspectos interdisciplinares das políticas públicas em casos como o da pandemia, estudos de casos (históricos ou atuais), modelagem de aspectos econômicos, entre outros. 

O escopo pode incluir um ou mais itens, como: 

. o enfrentamento direto da pandemia e seus efeitos adversos; 

. o aumento da capacidade de tomada de decisão e execução dos agentes públicos; 

. manutenção da provisão de bens e serviços públicos; 

. a redução das restrições normativas para que a sociedade e mercado possam se ajustar de forma mais ágil; e 

. os desafios de coordenação entre os diferentes níveis de governo e com a sociedade.

Sobre o programa

O Cátedras Brasil busca gerar conhecimento para a sociedade por meio do desenvolvimento de pesquisas aplicadas e projetos que tragam evidências e análises sobre condições do serviço público. É a união entre a academia e a prática, com foco na gestão pública, inovação e políticas públicas.

Atualmente, existem 12 pesquisas em andamento pela Enap, com diversas temáticas, como avaliação de subsídios da União, avaliação de políticas públicas financiadas por gasto direto, perspectivas em escolha pública comportamental, entre outros. Os resultados das pesquisas são divulgados na Biblioteca Digital da Administração Pública.

Notícias relacionadas:

01/07/2020 - Enap oferece 10 bolsas de pesquisa com foco em-respostas ágeis para Covid-19

Documentos relacionados

  • Edital 69/20: Processo selevo de interessados para o recebimento de bolsa de pesquisa a ser concedida pela Enap, no âmbito do Programa de Cátedras Brasil
  • Edital 84/2020: edital de retificação