A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) acaba de criar o programa de estágio de pós-doutorado, com duração de três a 12 meses. Podem participar profissionais com título de doutor, do Brasil ou do exterior, independentemente de serem servidores públicos ou não. Os interessados precisam desenvolver um plano de atividades em ensino e pesquisa com  a supervisão de um docente vinculado a um dos programas de pós-graduação da Enap (PPGEnap). As propostas devem ser encaminhadas para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e serão avaliadas pela equipe da Diretoria de Altos Estudos (DAE) da Escola. 

A participação é voluntária, não remunerada e obedece a lógica de fluxo contínuo - o encaminhamento de propostas pode acontecer em qualquer época do ano. Servidores em licença capacitação poderão participar do programa, nos termos da legislação em vigor.  Serão aceitas propostas de pesquisa nas áreas de governança; economia e regulação; políticas públicas; monitoramento e avaliação.

“Queremos nos tornar um polo de atração de pesquisadores em gestão e políticas públicas, que reforce a agenda de pesquisa da Escola. Temos riqueza de dados, mas precisamos torná-los úteis para a sociedade. A criação do programa de pós-doutorado é um importante passo nessa direção, por meio do intercâmbio acadêmico, tanto entre profissionais brasileiros quanto entre os estrangeiros”, ressalta Diogo Costa, presidente da Enap.

Para conclusão do estágio e obtenção do certificado de participação, o pós-doutorando deverá  apresentar um seminário sobre os resultados da pesquisa realizada e um relatório final de atividades.

Documentação para candidatura

Os interessados em realizar estágio de pós-doutorado na Enap devem formalizar o pedido pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., indicando o programa, a linha de pesquisa e o nome do supervisor com quem pretende realizar suas atividades. O processo é composto pela seguinte documentação:

  • Formulário de inscrição
  • Carta de aceitação do supervisor pretendido;
  • Cópia do diploma de doutorado expedido por instituição nacional ou estrangeira;
  • Currículo lattes atualizado até o momento da candidatura (apenas para candidatos brasileiros)
  • Plano de trabalho contendo: a) projeto de pesquisa resumido, incluindo cronograma de execução das atividades (máximo 15 páginas); b) atividades de ensino, se houver; e c) plano de publicações, com cronograma e resumo dos trabalhos.

Resolução nº 21/2022