Apostando na experimentação como parte do trabalho de inovação, a terceira edição do programa Janela GNova, o CoLabs, finalizou o ano de 2022 atendendo a 10 projetos e órgãos parceiros. Divididos em duas partes, uma no primeiro semestre e outra no segundo, reuniu no evento GNova Celebra, em 12 de dezembro na Enap, representantes dos trabalhos desenvolvidos.

O diferencial este ano foi a extensão do projeto, para que pudesse atender outras esferas do poder público. “Essa foi a primeira edição que a gente abriu para todos os poderes, para todas as esferas, e tivemos a felicidade de trabalhar com a comunidade de inovação de estados, de municípios e até, por exemplo, o poder judiciário. Vimos que realmente é preciso sair da esfera Federal e chegar mais perto de onde a política pública acontece”, explicou Joselene Lemos, uma das responsáveis pela implementação do projeto ao apresentar os aprendizados das equipes ao longo do ano. 

Durante o evento, o GNova Lab compartilhou a finalização dos projetos e apresentou as ideias e resultados de cada um. Conheça os órgãos participantes e problemáticas desenvolvidas nos trabalhos:

  • InovInmetro - Fraude na comercialização de cabos e fios elétricos nos marketplaces.
  • NIT Embrapa - Ampliação do acesso e uso de tecnologias sociais para agricultores familiares.
  • LabiFor - Empregabilidade do jovem da periferia de Fortaleza interessados na área de T.I. 
  • CoLabs Seplag/MT - Acesso à informação para emissão do RG no Mato Grosso.
  • CoLabs Social@b/DF - Melhoria do acesso às políticas de assistência social pelos usuários do SUS no DF.
  • LabInovaSocial - Embrapa - Como podemos estimular a construção coletiva dos projetos de pesquisa na Embrapa para promover o desenvolvimento territorial?
  • LabRE-SET - Secretaria de Tributação do RN - Educação fiscal nas escolas do Rio Grande do Norte e além.
  • TransformaGov-SEGES/ME - Como disponibilizar, de forma colaborativa, informações relevantes aos interessados no Racionaliza para implementar uma gestão do conhecimento?
  • CESU-Teresina - Universidade Federal do Piauí - Articulação de atores para aceleração de inovação pública urbana em Teresina-PI.
  • JudLab - TJ/SC - Melhoria do atendimento ao cidadão pelo Poder Judiciário de SC.


Entenda mais sobre o Janela GNova - CoLabs

Desde 2020, o GNova Lab tem lançado chamadas anuais para equipes interessadas em desenvolver projetos de experimentação com apoio metodológico do Lab. O CoLabs é um programa de orientação metodológica para equipes de laboratórios de inovação recém-criados, unindo teoria e prática, a fim de gerar competências para a realização de projetos de forma autônoma. 

Em 2022, o projeto acompanhou 10 unidades de inovação do setor público recém-criadas para orientá-las na construção de soluções inovadoras a partir de problemas reais.

O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de competências de inovação em labs recém-criados para realização de projetos de forma autônoma e promover um ambiente de diálogo e trocas entre as equipes dessas unidades.

“A gente tinha dois grandes objetivos: acompanhar essas equipes em uma jornada de experimentação para que elas saíssem daqui e pudessem ver os seus projetos de forma autônoma, mas também colocar essas equipes em conexão, fortalecendo o nosso ecossistema de inovação”, explica Joselene. 

Durante 3 meses, equipes de labs vivenciaram uma jornada de experimentação com encontros virtuais em formato de oficinas e clínicas semanais, sessões exclusivas para esclarecer dúvidas e prestar orientações específicas ao contexto de cada equipe.

O laboratório ofertou apoio metodológico para essas equipes. “Elas vieram experimentar novas formas de explorar os nossos problemas públicos. Novos olhares, uma nova forma de enxergar os nossos problemas partindo daquilo que elas sabem, descobrindo o que elas não sabem e procurando respostas para aquilo que elas não sabem com outros atores, para além do contexto organizacional delas muitas vezes”, afirma a responsável.

Para entender mais sobre o projeto, assista a apresentação feita por Joselene no canal do Youtube da Enap: