Com o objetivo de auxiliar na compreensão das necessidades e barreiras a serem superadas no caminho da inovação governamental, a GNova, diretoria de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lança a publicação “Caminhos da Inovação no Setor Público”.

Dividida em oito capítulos, a coletânea de artigos examina os vários caminhos para a inovação no setor público.  Ela traz uma visão detalhada da forma como os governos se adaptam às mudanças e encontram novas formas de trabalho. 

Nos artigos, exemplos de projetos de inovação mostram como é possível criar novos modelos de gestão pública, como os governos podem desenvolver capacidades inovadoras efetivas, enfrentar os desafios de inovar com orçamentos limitados e como a colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil pode ajudar na promoção da inovação.

O material reunido fornece insights sobre o papel do design sistêmico, modelos jurídicos, seleção e gestão de pessoas, experimentação e empreendedorismo, monitoramento e avaliação na promoção de serviços públicos inovadores. A publicação está disponível para download no repositório da Enap:  https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7420.