Trezentos e dez servidores públicos de todo o País começaram nesta semana a sua jornada na 2ª edição do MBA em Gestão Pública EaD da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Pela primeira vez, 60 servidores estaduais e municipais participam do curso. Os participantes foram selecionados entre 2 mil candidatos que concorreram ao edital. 

A aula inaugural teve como tema “Desafios e tendências da gestão pública no Brasil” e foi conduzida pela presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (Anpad), Alketa Pecin. 

O MBA foi concebido para aproximar os participantes de questões práticas do setor público a partir de estratégias metodológicas que facilitem a apropriação da realidade, a análise e o enfrentamento de problemas reais. O curso tem carga horária de 442h, sendo 365h para certificação. As aulas terminam em dezembro de 2023. 

Para o presidente substituto da Enap, Paulo Marques, esta segunda edição do MBA no formato EaD está ainda mais robusta para atender às especificidades de servidores de todo o País. “Este curso de pós-graduação lato sensu é o mais tradicional e mais bem avaliado da Enap. E foi aperfeiçoado a partir da experiência da Escola no desenvolvimento de cursos remotos, como a Especialização em Direito Tributário EaD, que atendeu mais de mil servidores da Receita”, ressaltou. 

De acordo com a coordenadora-geral de Especialização e MBA, Bruna Tenório, os alunos terão contato com um formato mais atrativo. “Queremos atender com qualidade aqueles que não residem em Brasília, democratizando o acesso ao conhecimento de alta qualidade oferecido pela Enap. Para isso, adaptamos nossas ofertas às dimensões continentais do Brasil e aos seus avanços tecnológicos, sociais e administrativos”, destacou.  

Esta edição do MBA conta com a parceria dos ministérios da Infraestrutura, Cidadania, Trabalho, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). 

Por dentro do MBA

Criado em 2002 para aproximar e atualizar gestores públicos da prática governamental, o MBA em Gestão Pública está na segunda edição do formato a distância com algumas aulas em tempo real. Outro diferencial desta edição é a divisão do conteúdo em trilhas de aprendizagem para facilitar os estudos, respeitando o ritmo de cada um, conferindo autonomia ao aluno e ampliando a retenção de conhecimento. 

A metodologia está mais interativa, com esquemas visuais, animações, histórias em quadrinhos, jogos, aulas ao vivo, laboratórios de casos práticos e podcasts. Entre os temas previstos para a nova edição do MBA em Gestão Pública merecem destaque os conteúdos de inovação pública, transformação digital, liderança e accountability democrático.