Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Enap

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Enap apresenta as referências, estratégias e ações educacionais construídas e aprimoradas ao longo da trajetória da Escola. Ele orienta a comunidade de educadores e traz a identidade da Enap como escola, orientada por valores éticos e focada em resultados para a sociedade. 

O PPI explicita os métodos de ensino - aprendizagem da Enap, os pressupostos políticos e referenciais conceituais que guiam a Escola, os eixos temáticos estruturantes de sua atuação e as matrizes para o desenvolvimento de competências. Este documento é constantemente revisitado para que se mantenha alinhado às tendências globais, sociais, políticas e econômicas que apontam constantes desafios e oportunidades para a administração pública.

Nessa perspectiva, o PPI é o instrumento orientador de toda comunidade escolar da Enap e reflete os referenciais estratégicos da Escola, bem como sua finalidade prevista no Decreto 10.369 de 22 de maio de 2020.

Acesse o PPI (2020 - 2024)


Quer conhecer tudo que há de mais relevante no PPI de forma resumida? Nosso Manifesto:

manifesto02

 

Guia para produção de material audiovisual

O Guia interativo para produção de audiovisual foi elaborado pela Enap para contribuir com todos que precisam desenvolver vídeos para usos educacionais.

O guia inclui dicas para: 

  • elaboração de roteiros;
  • gravação de vídeos em casa.

Acesse o guia

 

Guia Enap para conteudistas de cursos a distância

Olá! Se você tem vontade de desenvolver cursos a distância para a Enap, mas precisa de algumas dicas e orientações, você precisa conhecer o nosso Guia Enap para conteudistas de cursos a distância!

Nesta publicação interativa, você vai encontrar a metodologia de trabalho da Enap e conceitos importantes pactuados pela Escola. A publicação inclui orientações para elaboração de conteúdos e dicas sobre o desenho de cursos na Enap, sobre o uso de linguagem simples, sobre acessibilidade, sobre curadoria e sobre direitos autorais dos materiais contratados pela Escola. A publicação também inclui dicas sobre uso dos diferentes recursos multimídia, como vídeos, podcast, animações e imagens.

Finalmente, para garantir que um curso a distância alcance os objetivos para os quais foi pensado, a Enap trabalha com alguns roteiros. Esses roteiros buscam garantir o padrão de qualidade desejado pela Escola na produção dos cursos, portanto, antes de começar a escrever o material, convidamos você a acessar os conteúdos deste Guia que preparamos com todo carinho especialmente para você.

Acesse o guia

 

Guia de Facilitação Remota

Organizado como um guia, o material articula conceitos, abordagens metodológicas e técnicas com o objetivo de auxiliar no planejamento e execução de processos colaborativos em ambientes virtuais. No último capítulo, o livro convida o(a) leitor(a) a explorar como esse conhecimento foi incorporado na prática do Gnova/Enap, com a apresentação de seis casos de projetos de inovação desenvolvidos inteiramente em ambiente virtual.

Acesse o guia

 

Estante de ferramentas e metodologias da Enap

A Enap possui uma séria de ferramentas e metodologias desenvolvidas para contribuir com a implementação de projetos de inovação, e com a formação de professores e facilitadores:

Toolkit “A Arte de Anfitriar Conversas”

Nesta brochura você vai encontrar dicas sobre as seguintes metodologias que ajudam na facilitação de conversas:

  • Metodologia Aquário
  • Metodologia Café do Conhecimento
  • Metodologia Café Mundial
  • Metodologia Café Proativo
  • Metodologia Círculo
  • Metodologia Espaço Aberto
  • Metodologia Investigação Apreciativa

Além de apresentar os objetivos de cada uma das metodologias, a brochura compartilha situações de aplicação e dicas com o passo-a-passo para que o facilitador possa aplicar essas metodologias.

Baixe a publicação


Design Thinking em Projetos de Inovação

Abordagem tomada do campo do design e adaptada para o contexto da administração pública como uma forma de lidar com os chamados wicked problems (problemas traiçoeiros) e gerar valor público. O termo pressupõe “pensar como um designer”, e se traduz como um modelo de pensamento e uma prática criativa, questionadora, experimental, colaborativa e centrada nas pessoas, abrangendo etapas como imersão, análise e síntese, ideação e prototipagem.

A Enap desenvolveu três kits de ferramentas complementares:


Design Etnográfico

Design etnográfico é nome dado a uma etapa de um processo de design em que fazemos um mergulho para entender com profundidade uma determinada realidade que queremos transformar a partir do olhar do usuário de um serviço ou beneficiário de uma política pública. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo utilizando nossas capacidades de observar, interagir e imergir na realidade do outro com o objetivo de obter insights que orientem uma transformação em uma política pública. O design etnográfico pode ser utilizado em diferentes etapas do ciclo de política pública. Com base em sua experiência prática no tema, o GNova lançou um guia para auxiliar agentes públicos a utilizarem o design etnográfico em sua atuação profissional.

Baixe a publicação


Insights Comportamentais

Uma abordagem que vem obtendo destaque no ambiente da inovação em políticas públicas provém do campo multidisciplinar da economia comportamental, ou ciências comportamentais aplicadas. Seu ponto de partida é o reconhecimento da insuficiência do modelo do agente racional para compreender o processo decisório das pessoas reais. O enfoque critica o modelo dedutivo da economia tradicional e parte para a observação de como as pessoas tomam decisões. Suas escolhas decorrem de limitações em suas capacidades cognitivas, de inconsistências em suas ações e são fortemente influenciadas pelo contexto. Muitas dessas escolhas são contraditórias com o que as próprias pessoas considerariam de seu melhor interesse.

A Enap tem atuado intensamente na promoção de tais abordagem em políticas públicas, tanto estruturando cursos específicos sobre insights comportamentais aplicados a políticas públicas, quanto organizando seminários, workshops e demais atividades de disseminação de conhecimento e boas práticas sobre o tema. Ainda nessa temática, destaca-se a formação de uma rede de articulação congregando atores relevantes na temática, com comunicação frequente e troca de experiências, conteúdos e informações.

Baixe a publicação


Aplicativo SimplesMente

Para contribuir com servidores públicos que desejem aplicar as ciências comportamentais em políticas públicas, a Enap criou um aplicativo chamado Simples mente: insights comportamentais e inovação. O Simples mente é uma ferramenta materializada em um jogo de cartas que permite a geração de insights para atuação em políticas públicas a partir da aplicação, de forma clara e acessível, de elementos comportamentais identificados na prática e na literatura, inclusive internacional. A organização das letras em forma de acrônimo representa 12 elementos comportamentais: Simplificação, Incentivos, Mensageiro, Priming, Lembretes e compromissos, Emoção, Saliência, Modelos mentais, Ego, Normas sociais, Tendência pelo padrão e Escassez.

Ao acessar o aplicativo criando login e senha, o usuário escolhe a área do problema que quer resolver (como educação, saúde, economia), informa o problema e define uma personagem que pratica ou deixa de aplicar determinado comportamento. Também identifica causas e, ao final, terá um painel com as informações reunidas nessa fase inicial.

Na próxima etapa, o aplicativo faz perguntas com base  em cada um dos elementos do Simples mente, para que sejam registradas ideias de solução. Para cada letra (elemento) há referências, possíveis aplicações e exemplos de solução.

Baixe o aplicativo


Imersão Ágil: Checagem de Realidade em Políticas Públicas

Trata-se de uma metodologia que envolve rapidamente especialistas, usuários e atores interessados para gerar entendimento sobre a realidade de um problema e criar soluções para serviços, práticas de gestão ou políticas públicas. É adequada quando o tempo é uma variável crítica e o envolvimento e validação junto a outros atores é desejado.

A sua utilização é particularmente útil porque pode haver uma distância significativa entre as concepções dos formuladores de políticas, os servidores que têm que fazer isso acontecer na prática e os usuários finais do serviço. Essa abordagem é indicada para variadas fases do ciclo de políticas públicas porque reúne os agentes envolvidos com o problema para gerar ideias, testar novos conceitos e práticas de gestão e explorar a implementação de soluções; para entender como uma iniciativa é interpretada e traduzida na prática, como está funcionando ou como poderia funcionar melhor; e para identificar se os funcionários entenderam as intenções de uma iniciativa ou se a iniciativa cria o valor pretendido para os cidadãos. O GNova também lançou um guia prático voltado a orientar servidores públicos na utilização desta metodologia.

Baixe a publicação

 

Ferramentas de parceiros

 "Mochila de Ferramentas"

O  facilitador Rodrigo Narciso possui um drive compartilhado com várias ferramentas criadas ou cocriadas por ele, de acesso aberto, para quem quiser utilizar ou modificar. Essas ferramentas podem ser utilizadas por facilitadores e professores e incluem: Canvas de projetos, Matriz de definição de problemas; Jogos e baralhos para incentivar o uso de linguagem simples, design sprint, competências; Dicas e templates do Miro; Toolkit Laboratórios de inovação, entre outros. Explore, use! A Mochila de Ferramentas é incrível!

Toolkit Design Thinking do TCU

Para incentivar a construção de soluções “fora da caixa”, a busca de inovação e a melhoria na prestação dos serviços públicos, o Centro de Pesquisa e Inovação do TCU lançou um kit de ferramentas (toolkit) de Design Thinking para governo. 

A proposta do toolkit é explicar as fases do Design Thinking e apresentar suas principais ferramentas. 

 

Ferramentas digitais usadas pela  Enap para contribuir com oficinas e cursos remotos

As ferramentas digitais são um apoio para que se possa realizar oficinas e cursos online, com interações ao vivo. Elas contribuem para que se possa organizar atividades interativas e colaborativas. Mas elas não substituem o planejamento, a organização das atividades e a definição de propósito para essas ações de desenvolvimento.

Saiba mais sobre as principais ferramentas digitais atualmente em uso na Enap:

 

Sugestão de cursos para educadores da Enap

A Enap tem buscado se dedicar a criar uma trilha de aprendizagem para a comunidade de educadores da Enap.

Vamos divulgar aqui os cursos disponíveis na Escola Virtual de Governo, que são gratuitos e podem ser iniciados a qualquer momento.

Também são disponibilizados cursos remotos e presenciais. Para esses cursos, fique de olho no site da Enap, nas sessões “Curso” e “Acontece na Enap”.