As próximas edições dos mestrados profissionais da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) contarão com dois gestores públicos de São Tomé e Príncipe: um no curso de Governança e Desenvolvimento (MPDG) e outro no de Avaliação e Monitoramento (MPAM). Os aprovados são servidores públicos e atualmente ocupam os cargos de diretor da Delegação Aduaneira de Príncipe e diretor Regional da Administração Pública e Recursos Humanos – Jaire da Mata Cassandra e António Pernambuco da Costa Tébus, respectivamente

Os candidatos selecionados participaram de processo seletivo realizado este ano, em que houve avaliação de memorial acadêmico e pré-projeto. Eles também foram entrevistados pela mesma banca examinadora que avaliou os candidatos brasileiros. As aulas estão previstas para começar no dia 14 de fevereiro de 2022.

Acordo com São Tomé e Príncipe prevê mais ações

A reserva de vagas nos mestrados para os candidatos africanos está prevista em acordo de cooperação firmado entre Brasil e São Tomé e Príncipe, que conta com investimento dos dois países de mais de US$ 400 mil para um período de 18 meses (com término até o final de 2022). A parceria inclui a realização de 10 cursos com foco em planejamento, eficiência da gestão, desempenho de competências, liderança, relações interpessoais, negociação e gerenciamento de projetos.

São Tomé e Príncipe ainda não tem uma escola de Administração Pública. Por esse motivo, o governo do país tem estabelecido parcerias com outros países e organizações internacionais para formar e aprimorar profissionalmente os servidores públicos locais. Esta é a segunda vez que funcionários da Região Autônoma do Príncipe terão a oportunidade de cursar mestrado na Enap. A primeira turma do mestrado profissional em Governança e Desenvolvimento teve a participação de dois servidores da ilha de Príncipe.

Saiba mais sobre os mestrados da Enap