Com o envelhecimento da população previsto para os próximos anos, a demanda de profissionais na rede pública federal pode chegar a 655 mil em 2050, 17% superior ao contingente em atividade hoje. Se tecnologias de automação forem implementadas de forma moderada - em atividades como preparar relatórios, formulários e planilhas -, a necessidade de servidores pode cair para 572 mil, no mesmo ano.  Os dados são de estudo financiado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que acaba de ser publicado. Atualmente, existem cerca de 560 mil servidores em atividade.

“Os dados da pesquisa podem subsidiar os gestores públicos no planejamento estratégico, avaliação de cenários e desenvolvimento de  políticas públicas com base em evidências. Uma importante contribuição da pesquisa é a recomendação de uso de tecnologias de automação como alternativa para o crescimento da demanda por servidores. ”, explica o presidente da Enap, Diogo Costa.

As projeções foram elaboradas em metodologia inédita, cruzando estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de gastos e número de servidores públicos federais - especialmente nas áreas de saúde e de educação. Até o ano de 2050, os cálculos consideraram diversos cenários em três ritmos de avanço da automação. Veja detalhes:

Info futuro do trabalho color 1000x1000

“Os resultados nos mostram que por meio da automação é possível reduzir custos ao mesmo tempo em que aumentamos a produtividade, pensando em garantir a cobertura e qualidade na prestação de serviços públicos”, ressalta Willian Adamczyk, pesquisador que conduziu o estudo.

Além da estimativa do número de servidores que serão necessários nos próximos anos, o estudo também aponta como a tecnologia pode ser utilizada em prol do ganho de produtividade no setor público. Mais do que isso, o estudo identifica tarefas que têm maior propensão à automação, como:  

- Preparar local de trabalho
- Montar equipamentos de áudio e acessórios
- Preparar máquinas e equipamentos (para produção, moldes, insumos e materiais)
- Preparar solo e fornos
- Operar máquinas de fiação
- Ajustar máquinas para impressão
- Preparar relatórios, formulários e planilhas
- Monitorar máquinas
- Montar equipamentos de áudio e acessórios

"As projeções apresentadas na pesquisa utilizaram dados de sistemas que estão armazenados no Infogov, que é uma plataforma online para análise de dados do governo que também está à disposição de servidores e gestores para o aprimoramento do setor público", destaca o coordenador-geral de Ciência de Dados da Enap, Pedro Masson.

Educação universitária de qualidade

Além das projeções da necessidade de servidores nas próximas décadas, a pesquisa também investigou quantos profissionais da educação universitária federal serão necessários no futuro. 

Levando em conta apenas o envelhecimento populacional, o menor número de jovens trará uma queda na demanda por ensino superior público em algumas décadas (menos 18% de professores do que atualmente). 

Já no caso de o Brasil investir na melhoria da qualidade do ensino superior e se equiparar aos países desenvolvidos - como prevê a meta 12 do Plano Nacional de Educação - serão necessários mais servidores nas universidades públicas (24% a mais do que hoje em dia). Com um maior número de professores para um menor grupo de alunos, será possível aumentar a qualidade com turmas mais enxutas. Estudos internacionais indicam que quando um professor se dedica a ensinar um número menor de alunos, isso se reflete em maior qualidade do ensino e do aprendizado.