Em clima de confraternização, egressos de duas edições do programa LideraGov participaram, nesta sexta-feira (24/03) em Brasília, do I Encontro Nacional da Rede LideraGov de Desenvolvimento de Líderes, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). As inscrições para edição 2023 foram encerradas. Foram mais de mil candidatos que concorreram a 50 vagas. 

Criado em 2021, o LideraGov é a porta de entrada para a formação de novas lideranças do setor público e tem como objetivo construir uma rede orgânica entre os participantes para manter o vínculo entre eles e proporcionar trocas que acelerem a solução dos desafios do setor público. 

Além de estreitar laços e conversar sobre a experiência dessa imersão no mundo da liderança, os participantes foram divididos em grupos que mesclaram servidores das duas edições realizadas. Os “lideragovers” participaram durante todo dia de dinâmicas e debates e do momento vitrine, uma apresentação de experiências profissionais individuais e de cinco projetos entregues pelos egressos ao final do curso de qualificação. 

Para receber os ex-alunos, estavam presentes a presidenta da Enap, Betânia Lemos, o diretor de Carreiras e Desempenho de Pessoas do MGI, Douglas Andrade e Silva, o diretor substituto de Educação Executiva (DEX), João Vitor Domingues, e a presidente da rede Lideragov, Camila Poser. 

Betânia Lemos mostrou alguns resultados práticos e relembrou a importância dessa ação para o governo e servidores e para a qualidade do serviço público. “Ficamos felizes em saber que 30% dos egressos das duas últimas edições já ocupam cargos estratégicos. E além, claro, da liderança informal que tenho certeza que o programa ajudou a impulsionar. É a partir da troca dessa rede que pretendemos impulsionar cada vez mais a carreira de vocês. E o nosso objetivo é ter um governo mais bem administrado e gerido por lideranças que motivem suas equipes e leve o serviço público a um patamar superior”, disse.  

A rede LideraGov foi institucionalizada pela Portaria 37, de 6 maio de 2022, publicada pela Secretaria de Gestão de Pessoas, do MGI e Enap. Neste primeiro evento após a portaria, João Vitor Domingues, diretor substituto da DEX, ressaltou que a formação da rede é fundamental para a continuidade do processo de fortalecimento e atualização constante dessas novas lideranças. “É importante que vocês sejam os protagonistas da rede. Alimentando e tornando ela o mais orgânica possível”, explicou. 

O diretor de Carreiras e Desempenho de Pessoas do MGI, Douglas Andrade e Silva, revelou que o LideraGov é prioritário para o ministério. Pois oferece oportunidades para que os servidores que ainda não são líderes desenvolvam suas habilidades e assumam cargos de gestão. “Queremos estimular a cultura sucessória de Estado e valorizar os servidores, que independentemente do governo vigente, conseguem fazer uma grande diferença com seu trabalho, fortalecendo a política de desenvolvimento de pessoas”. 

Ele explica que o diferencial do LideraGov é o de ser uma ação contínua. “Não é simplesmente formação. Não se esgota quando as aulas terminam. É monitoramento, acompanhamento, parceria e oportunidades. Por isso, essa rede é muito importante para o mundo do trabalho”, disse. Nesse processo, o gestor do MGI lembrou mais um avanço institucional que mostra como o LideraGov está sendo importante para a profissionalização e formação de lideranças no serviço: a participação no curso é um critério de seleção para cargos em comissão. 

A presidente da Rede, Camila Poser, que acompanha a iniciativa desde a sua criação, disse que a rede é o ápice do LideraGov. Para ela, os ex-alunos estão vivendo uma experiência de governança humanizada. “Pensem no impacto de cada um na construção de uma nova cultura de liderança pública. Vocês são símbolo disso (do impacto). Vejam os espaços que ocupam além da liderança formal e o que mudou no trabalho que realizam. Vocês têm valor não só nos cargos que ocupam, mas pelas pessoas que são”, ressaltou. 

O que é o LideraGov?

É uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança para servidores que ainda não ocupam essa posição. O percurso formativo possui carga horária de 120 horas de atividades de formação distribuídas ao longo de oito meses e  20 horas para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.

Conheça o LideraGov, fique atento a próxima edição e participe!