Foi prorrogado o prazo para submissão de artigos para a edição especial da Revista do Serviço Público (RSP). Os interessados têm até o dia 30 de março para envio de resumos e/ou propostas para edição sobre Governança Pública.

Esse número especial constituirá um importante espaço para a troca de informações, ideias e conhecimentos sobre arranjos institucionais de governança pública e acolherá artigos que promovam a reflexão sobre avanços e barreiras à qualidade da governança em órgãos públicos. A governança pode ser refletida em diversos mecanismos administrativos que visem estabelecer melhores processos de decisão em organizações – item fundamental ao desenvolvimento institucional de órgãos públicos. Será dada preferência a estudos com enfoque prático, voltados ao relato de experiências inovadoras de governança em âmbito governamental brasileiro, e a experiências e arranjos de governança nacionais, seja na esfera federal, seja nas esferas estadual ou municipal.

O marco conceitual de governança em que nos apoiamos é o estabelecido no Guia da Política de Governança Pública do Governo Federal, que reflete o conceito usado no Decreto nº 9.203/2017 e nas publicações de governança do Tribunal de Contas da União. Nesse marco conceitual, governança é tida como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

A revista está comprometida em publicar estudos rigorosos e relevantes em governança pública que possam influenciar acadêmicos, gestores públicos e profissionais do tema. 

Os artigos submetidos à RSP deverão respeitar as condições para submissão definidas na política editorial do periódico e passarão por revisão de admissão (desk review) para análise prévia de adequação pela editoria da revista. Alguns aspectos avaliados nesse momento são: a adequação do tema do artigo ao foco da Revista e ao objeto da chamada, a qualidade do texto, o balanço teórico-empírico e a contribuição para o avanço da área temática. 

Artigos aprovados no desk review serão, então, encaminhados para avaliação de dois a três pareceristas, especialistas no tema do artigo, por sistema duplo cego (blind review).

 As submissões devem ser encaminhadas pelo site da Revista do Serviço Público, até o dia 30 de março de 2020, por meio do link “Fazer nova submissão”, indicando “Especial: Governança Pública” no campo “Seção”.