Conheça os tipos de cursos:

Turmas exclusivas presenciais ou online

Novo curso presencial ou online

Novo curso a distância


Turmas exclusivas presenciais ou online

A Enap possui um catálogo de cursos periodicamente revisado para refletir o referencial pedagógico da Escola e os desafios da Administração Pública. Sob demanda, são oferecidas turmas exclusivas, com vagas reservadas para participantes previamente indicados pelas instituições. Os cursos podem ser realizados na Enap ou na instituição demandante ou online que consiste na transmissão em tempo real. 

Caso o seu órgão tenha interesse em abrir uma turma exclusiva, consulte o catálogo de cursos disponíveis para oferta em turmas exclusivas e saiba como fazer a solicitação.

Como faço para solicitar uma turma exclusiva?

1. Preencha o formulário e aguarde a análise da Enap. Caso aprovado, a Escola enviará ofício com proposta. 

2. Responda a proposta para formalizar a contratação. Caso não haja manifestação ou formalização da contratação dentro do prazo, será necessário enviar nova solicitação. 

Quais são os formatos da turma?

As datas e horários dos cursos são definidos conjuntamente, após a formalização da contratação. 

A Enap realiza turmas presenciais e online com 20 participantes, em média. O número mínimo é de 15 participantes e o máximo, 25 (observada a metodologia de cada curso). Caso não seja atingido o número mínimo, incentivamos os órgãos a se inscreverem em turmas regulares da Escola.

Qual a forma de transferência de recursos?

A transferência de recursos para órgãos da esfera estadual e municipal é feita por nota de empenho. Para os órgãos da esfera federal, é feita por destaque orçamentário.

As despesas de passagens e de hospedagem de instrutores que sejam de outros locais são de responsabilidade da instituição demandante.

Solicite uma turma exclusiva

topo


Desenvolvimento de cursos presenciais ou online

Em construção.

topo


Desenvolvimento de cursos a distância

A Enap elabora cursos a distância para agentes públicos desenvolverem competências específicas e aprimorarem sua atuação. Voltados para diversas políticas da administração pública, são apresentados conteúdos específicos, técnicos e transversais.

Além disso, oferece toda a infraestrutura necessária sem custo adicional para o parceiro, pois oferta os cursos na Escola Virtual de Governo (EV.G). Saiba mais sobre os serviços da EV.G. 

Vale ressaltar que a Enap também investe no desenvolvimento de competências transversais e de liderança, no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas

Por que fazer parceria com a Enap para o desenvolvimento de cursos a distância?

Confira algumas vantagens:

  • Detalhamento e entendimento real da demanda e das necessidades de capacitação;
  • Metodologia educacional consolidada e já aplicada em mais de 250 cursos a distância desenvolvidos pela Enap;
  • Curso disponibilizado para oferta em fase de piloto (teste) onde será realizada a experiência do usuário e alinhamento com os objetivos educacionais definidos;
  • Cursos a distância alinhados às expectativas do parceiro demandante; 
  • Cursos a distância focados na comunicação efetiva com o público-alvo da ação educacional;
  • Desenvolvimento de conteúdos de interesse geral, visando facilitar a relação do cidadão com a administração pública.

Para quem é destinada a possibilidade de parcerias para o desenvolvimento de cursos a distância ofertados na EV.G?

Órgãos da Administração Pública Federal Direta e Indireta

Outros parceiros nacionais, subnacionais, não estatais e internacionais

Formalização direta entre a Enap e o Órgão via Termo de Execução Descentralizada e transferência de recursos via SIAFI

Formalização por intermédio de uma das fundações de apoio credenciadas com a Enap (podemos atender parcerias de parceiros de outras esferas, estados e municípios, empresas públicas não vinculadas e organismos internacionais)

 

Nesta modalidade, a formalização entre o parceiro demandante é realizada diretamente com a Fundação de Apoio indicada pela Enap, que fará o projeto com o apoio administrativo e financeiro. Vale ressaltar que a gestão técnica do projeto continua sendo da equipe Enap

Firmada a parceria, quais são as entregas realizadas pela Enap?

Além de entender a necessidade de capacitação e buscar o melhor desenho de projeto, a Enap atua em diversas frentes para potencializar os resultados, como recrutamento de especialistas, revisão textual dos conteúdos, produção audiovisual e lançamento do curso em ambiente virtual de aprendizagem.

Conheça algumas atuações da Enap durante o processo:

  • Recrutamento e seleção de especialistas para desenvolvimento do conteúdo, que atenda os objetivos educacionais definidos

É opcional, pois o parceiro pode optar por designar especialista que tem experiência e conhecimento. Neste caso, se houver pagamento ao especialista, a responsabilidade é do parceiro demandante.

  • Desenho instrucional

Alocação de um especialista no projeto, que participará de todas as fase do desenvolvimento do curso. O objetivo é que ele garanta o alinhamento das expectativas da demanda e das melhores estratégias educacionais

  • Revisão textual

Análise do conteúdo para atender às normas da língua portuguesa e adequação da linguagem para cursos a distância

  • Produção audiovisual

Sempre associada à estratégia educacional do desenho instrucional do curso, a Enap atua desde a pós-produção até a finalização da produção audiovisual (vídeos, podcasts, animações)

  • Produção Web

Desenvolvimento dos conteúdos gráficos, imagens e outros associados à apresentação do curso para o estudante e alcançar os objetivos educacionais estabelecidos juntamente com o desenho instrucional

  • Implementação no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EV.G

A entrega é o curso finalizado e pronto para ser ofertado na Escola Virtual de Governo

  • Oferta piloto e avaliação final da entrega

Após o período inicial de oferta, denominado de oferta piloto, o curso passa por mais uma análise do desenho instrucional, focado nos elementos da experiência do usuário. Todos os dados do curso, das avaliações do usuário e da vivência do usuário são analisados para avaliação de alinhamento da oferta com as expectativas pactuadas com o parceiro e definidas nos objetivos educacionais.

Caso haja algum ponto identificado que fuja a este alinhamento entre expectativa e experiência do usuário, o curso passa ainda por uma fase final de ajustes para finalização da entrega e posterior oferta na EV.G

 

Para conhecer nosso portfólio, consulte os cursos ofertados na EV.G ou acesse nosso catálogo de serviços para o desenvolvimento de cursos a distância

Catálogo de serviços para o desenvolvimento de cursos a distância para a EV.G

No catálogo, você poderá verificar alguns exemplos de entregas e a nossa categorização de cursos que poderá nortear a parceria.

 

Para realizar parcerias para o desenvolvimento de cursos a distância na sua organização, siga os passos abaixo:

  1. Defina a quantidade de cursos que pretende desenvolver

Até quatro cursos a distância de curta duração (até 30 horas)

  • Preencha o Formulário de Solicitação de Capacitação (FSC)
  • Envie e-mail para nossa equipe EV.G, através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a precificação do projeto e aguarde. Avaliaremos os projetos que temos disponíveis e qual se adequa melhor para realizarmos a proposta de parceria. Neste formato, oferecemos um padrão de entrega conforme as capacidades de produção já instaladas nas parcerias da Enap.

Em 10 dias corridos, entraremos em contato e daremos as orientações para continuidade da parceria e o custo total do projeto.

Cinco ou mais cursos a distância de curta duração (até 30 horas)

  • Envie e-mail para nossa equipe EV.G, através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando os dados gerais da demanda. É imprescindível informar neste e-mail:
  1.   Nome completo da organização demandante
  2.   Poder e Esfera de Governo de vinculação do demandante
  3.   Qual o objetivo geral dessa capacitação?
  4.   Qual o tamanho estimado do público-alvo?
  • Aguarde, pois em 10 dias corridos entraremos em contato e daremos as orientações para continuidade da parceria. 

A depender do tamanho da demanda, avaliaremos a necessidade de realizarmos alguns encontros (presenciais ou virtuais) para detalhamento minucioso e desenho de Plano de Trabalho específico.

topo