Inscrições encerradas. 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Culgura - OEI, busca um(a) consultor(a) para a realização de serviços de prospecção, coleta, estudo, análise e sistematização de informações relativos a ações de educação corporativa desenvolvidas no serviço público de outros países. Se você é apaixonado(a) por políticas e programas de capacitação, e gostaria de contribuir para ampliar o valor público gerado por essas ações, então essa oportunidade é para você!

Você trabalhará em parceria com o time da Enap, e terá a oportunidade de sistematizar informações sobre o impacto que ações de capacitação efetivas podem ter na melhoria do serviço público prestado à sociedade.

 Atividades a serem desempenhadas

  • Estudo relativo à capacitação de servidores públicos, no Brasil e em outros países, incluindo as seguintes etapas: (1) alinhamento, (2) levantamento de informações, (3) elaboração dos produtos, (4) validação, (5) ajustes e (6) encerramento. 
  • As atividades de levantamento de informações e elaboração dos produtos deverão basear-se em: pesquisa de documentos (relatórios e estudos publicados, e documentos fornecidos pelos interlocutores dos países), entrevistas com pontos focais em cada país, organização e análise dos dados e informações, elaboração de documentos contendo insights e propostas de intervenção, sistematização dos principais achados e conclusões em documentos técnicos entregáveis (handouts). 
  • Os países a serem objeto de estudo são, a princípio: Brasil, Singapura, China, Reino Unido, Canadá, Irlanda, Emirados Árabes e Austrália. A lista de países está sujeita a alterações, caso o acesso às informações de algum país se mostre restrito.

 Requisitos obrigatórios

Qualificação necessária

  • Pós-graduação, lato ou stricto sensu, em áreas correlatas ao projeto, como educação, ciências sociais, ciências políticas, ciências econômicas, relações internacionais, direito, administração e gestão pública.
  • Nível de proficiência em língua inglesa (conversação).

Experiência mínima necessária

  • Experiência profissional mínima de 5 (cinco) anos em projetos e/ou atividades relacionados à gestão de pessoas, fortalecimento da capacidade governamental, inovação em governo e capacitação de servidores.

Requisitos técnicos e operacionais

  • Disponibilidade e capacidade técnica e tecnológica para conduzir entrevistas, participar de reuniões e elaborar produtos de forma remota e colaborativa, com pessoas de disponibilidade restrita e em diferentes fusos horários.

Requisitos desejáveis

  • Habilidade de se expressar de forma clara, precisa e objetiva, equilibrando o rigor e qualidade técnica com princípios de linguagem simples, acessibilidade e ética.
  • Domínio técnico no tema, demonstrado por meio de produções técnicas e acadêmicas de autoria do candidato.
  • Experiência relevante em áreas de gestão de pessoas, fortalecimento da capacidade governamental, inovação em governo, capacitação de servidores e implementação de políticas de abrangência nacional e internacional.
  • Alinhamento do projeto com suas experiências e objetivos individuais.
  • Amplo conhecimento sobre marcos institucionais e tendências relacionadas ao fortalecimento da capacidade governamental e à capacitação de servidores públicos.

 Duração do contrato

3 meses a partir da assinatura do contrato

Valor total do contrato

O valor total do contrato é de R$26.000,00 (vinte e seis mil reais).