Cadeia de valor

Três principais processos estruturam a cadeia de valor. São eles que norteiam o funcionamento das atividades da Escola:

  1. Processos finalísticos;
  2. Sustentação; e
  3. Governança e assessoria. 

Conheça a cadeia de valor

 

Mapa estratégico

De olho nos próximos anos, a Enap se voltou para dentro e, coletivamente, revisitou sua missão, sua visão e seus valores e traçou seus objetivos estratégicos. 

Conheça o mapa estratégico

 

Metas e indicadores

Nossos indicadores estratégicos estão divididos em três eixos:

  1. Resultados e Governo;
  2. Processos internos; e
  3. Pessoas e recursos  

Conheça o painel de metas e indicadores 

 

 

Portifólio de projetos

O portifólio está classificado em projetos estratégicos das áreas e estratégicos de alto impacto para a Escola.

Programas de capacitação

Os programas de aprendizagem da Enap são focados na qualificação de agentes públicos envolvidos na condução das organizações e na gestão de políticas públicas para o enfrentamento dos desafios postos para a administração pública federal. A atuação no desenvolvimento de competências é realizada por meio de cursos de curta, média e longa duração, nas modalidades presenciais, semipresenciais e à distância, organizados em oito Programas de Capacitação. 

Conheça os programas

 

Concurso Inovação

O Concurso Inovação no Setor Público é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.

Saiba mais

 

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

O Programa de Inclusão está alinhado à missão da Enap, que é a de “desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas”. Nesse sentido, o principal objetivo do Programa é prospectar conhecimentos e capacitar servidores públicos para gerirem a Administração Pública, e as Políticas Públicas, de forma inclusiva, além de desenvolver ações que viabilizem a plena participação das Pessoas com Deficiência e das Pessoas com Mobilidade Reduzida nos ambientes e atividades da Enap.

Saiba mais


Programa Enap em Rede

O Programa Enap em Rede - capacitando servidores foi lançado em abril de 2015, como aperfeiçoamento do Programa de Parcerias criado em 1996. A iniciativa é uma estratégia de oferta descentralizada de capacitações da Enap, por meio de cursos de desenvolvimento técnico e gerencial. O objetivo é alcançar os servidores públicos do Executivo Federal distribuídos no território nacional e, complementarmente, os servidores dos executivos estaduais e municipais.

O Programa Enap em Rede conta com a participação de Escolas de Governo (estaduais e federais), Universidades e Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, estando presente em 17 unidades federadas do país.

O servidor que tem interesse em participar de cursos da Enap oferecidos pelo Programa Enap em Rede deve consultar a Oferta de Cursos nos estados e solicitar sua inscrição na turma desejada. Se aprovada a solicitação, posteriormente, a Enap enviará e-mail com a notificação da matrícula e o endereço de onde será realizada a turma.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTIC)

É um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicações que visa a atender às necessidades tecnológicas e de informação da Enap para um determinado período. Permite orientar e acompanhar a atuação da área de TIC, definindo estratégias, plano de ação para implementação e consolidação do amadurecimento da governança de TIC. O PDTIC 2018-2019 foi aprovado na 7ª Reunião Ordinária do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) e pelo Conselho Diretor da Enap por meio da Resolução  nº 19, de 9 de Julho de 2018 (processo SEI nº 04600.000014/2018-52) e divulgado no DOU nº 131, Seção 1 de 10 de julho de 2018.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2023-2025 (vigente) 

Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2020-2022
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2018-2019
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2016-2017
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2014-2015
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 2012-2013

Plano de Gestão de Logística Sustentável  (PLS)

O primeiro Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Enap contemplou o triênio 2012-2015 e objetivou estimular a mudança de cultura da escola, propiciando o enraizamento dos princípios e valores da responsabilidade socioambiental e do desenvolvimento sustentável. O PLS 2012-2015 também implementou importantes ações, como a coleta seletiva, critérios de sustentabilidade nas licitações, redução do consumo de água e energia elétrica, entre outras. Para a elaboração do novo PLS, para o triênio 2016-2019, foi realizado um amplo estudo das metas e dos resultados das ações propostas pelo antigo plano, a fim de consolidar, aprimorar ou adequar à realidade atual da Enap.

Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) 2016-2019

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

O PGRS-Enap objetiva apresentar as diretrizes de gestão de resíduos sólidos e as ações de implantação desse processo em atendimento à Lei 12.305/2010, seção V, art. 20, §2º; Lei 5.610/2016 e ao Decreto n° 37.568/2016, que dispõem sobre as responsabilidades dos grandes geradores no gerenciamento dos resíduos, como a elaboração e implantação de ações voltadas ao gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos desde a geração até o destino final.

Prestação de contas 2016
Prestação de contas 2017


Documento estratégico do relatório de transição de governo da Enap

Está disponível no Repositório Institucional da Enap, o relatório de Transição de Governo (2018-2019). Este relatório procura apresentar os projetos prioritários de cada área cujas entregas compreendem o primeiro trimestre de 2019. A Enap se reafirma como elemento fundamental ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades estatais mediante a profissionalização e a inovação, integrando e articulando redes nacionais e internacionais, produzindo conhecimento e soluções para os desafios do estado brasileiro.

Acesse o relatório

 

Educação Financeira

A Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef foi instituída como política de Estado de caráter permanente para promoção de ações de educação financeira no Brasil, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. 

O objetivo da Estratégia, criada pelo Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

A estratégia foi criada no âmbito do então Ministério da Fazenda por meio da articulação de 08 órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.