Inscrição cancelada com sucesso!

Foto:  Washington Costa/Ascom MGI

sipec 70

 

Um serviço público que represente a sociedade brasileira, com maior participação de mulheres, indígenas, pessoas com deficiência, negros, negras, cidadãos de populações ribeirinhas e periféricas. Esse foi o mote da mesa temática Mulheres no Serviço Público - políticas de gestão de pessoas e a melhoria do Estado, promovida na manhã desta quarta-feira (20), no segundo dia do Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec 2024.

“Temos a outorga do Estado brasileiro para atuar na definição de políticas públicas que atingem toda sociedade. Quando pensamos em experiência, não somente a profissional ou a acadêmica interessam. A experiência de vida das pessoas é fundamental”, defendeu Iara Alves, diretora de Educação Executiva da Enap, que participou da mesa temática ao lado da líder técnica de Equidade Racial e de Gênero da organização sem fins lucrativos Motriz, Giszele Silva, e da coordenadora de Articulação e Redes do Movimento Pessoas à Frente, Luana Dratovsky.

Para fundamentar o debate, Dratovsky trouxe números sobre a participação de mulheres no serviço público. De acordo com dados do Censo 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. Entretanto, apenas 37% dos cargos de alta liderança da administração pública federal são ocupados por mulheres, segundo o levantamento do Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O percentual cai para 11% quando o recorte é o número de mulheres negras em cargos de liderança, também de acordo com dados do MGI. “Então será que essa burocracia nos representa? Que decisões os homens brancos de classe média estão tomando em nome de todas nós”, ponderou a coordenadora.

Como conselho para incentivar a participação de pessoas tidas como minorias, Giszele Silva recomendou ações factíveis. “A busca por participação muitas vezes é desgastante, mas não desistam. Partam para ações factíveis, ainda que pareçam ser pequenas”, incentivou. De acordo om a líder técnica de Equidade Racial, mais de 94% das mulheres no mercado de trabalho relatam sentir diferenças em relação ao tratamento dispensado aos colegas homens.

Sobre o evento O Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec é promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.  O evento é presencial, realizado em Brasília, no Auditório do DNIT. Estão presentes no encontro mais de 500 gestores e profissionais de gestão de pessoas de quase 200 órgãos pertencentes ao Sipec. O evento é transmitido via YouTube e encerra nesta quinta-feira (20).