Mestrados

A Enap oferece programas estruturados para gerar alto valor na capacitação de servidores, com foco na inovação de políticas públicas e na constituição de conhecimento de fronteira, que possa ser aplicado na prática cotidiana da Administração Pública Federal.

2148817051

Curso

Os programas contam com um corpo docente formado por profissionais com sólida formação acadêmica e vasta experiência no serviço público. Todos os professores possuem doutorado ou PhD obtidos em instituições de ensino renomadas.

Modalidade

A modalidade é presencial, seguindo normatização da Capes/MEC. O curso é realizado integralmente nas dependências da Enap em Brasília (DF).

Metodologia

A metodologia de ensino da Enap é baseada na troca de experiências, na experimentação prática e na busca conjunta por soluções, visando inovação e efetividade na Administração Pública Federal.

Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

Projetado para profissionais hábeis no uso de evidências para o desenho, gestão e avaliação de políticas públicas.

Mestrado em Governança e Desenvolvimento

Tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos.

140
Mestres Titulados
173
Alunos nos Mestrados
44
Alunos no Doutorado
45
Professores Doutores
4
Doutores Titulados

Eventos

Nenhum curso disponível no momento.

Lato sensu ou stricto sensu?

Quando se fala em pós-graduação, as referências que podem aparecer são especialização, MBA, mestrado e doutorado. Porém, esses cursos apresentam algumas diferenças. A escolha entre latu sensu e stricto sensu deve estar alinhada com os objetivos profissionais. Se a ideia é não esquecer a definição de cada uma dessas formações, é só lembrar o significado das palavras em latim: latu=amplo e stricto=restrito. Para facilitar, é possível conferir as principais diferenças entre latu sensu e stricto sensu na tabela a seguir:

Lato sensu

Especialização ou MBA
Mínimo de 360 horas de aula


50% dos professores devem ser mestres e doutores
50% dos professores devem ter pelo menos uma especialização ou pós lato sensu



Certificado de conclusão que não é válido como diploma

Stricto sensu

Mestrado: mínimo 2 anos
Doutorado: mínimo 4 anos


Todos os professores possuem título de doutor




Diploma
com título de mestre ou doutor

Grupos de pesquisa

No intuito de incentivar a produção científica e propiciar a participação em atividades de pesquisa, os programas contam com os grupos de pesquisa, organizados em temáticas diversas, frente à coordenação de professores da Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap.

Grupo: Campo jurídico, regulação e políticas públicas

Docente responsável: Julia Maurmann Ximenes

Grupo: Ciências comportamentais

Docente responsável: Antonio Claret Campos Filho

Grupo: Novos Paradigmas em Governança e Desenvolvimento

Docente responsável: Alexandre de Ávila Gomide

Oportunidades de intercâmbio

A Enap mantém convênios internacionais para promover o intercâmbio de alunos e professores.
O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD)
tem parceria com a School of Public Environment and Affairs da Indiana University (SPEA/IU), Estados Unidos. Os alunos podem frequentar aulas, disciplinas e realizar estágios nos órgãos públicos dos dois países.

Essa possibilidade de intercâmbio com a Indiana University fortalece a perspectiva acadêmica e profissional dos alunos do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD). Também possibilita o início da formação de uma rede de conhecimento em gestão pública e desenvolvimento, com o objetivo de realizar e aprofundar estudos comparados, inovadores em gestão e profissionalização.

Outra cooperação na área já realizada foi com a República de São Tomé e Príncipe, na África. Nesse caso, alunos africanos participaram como alunos regulares do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, da Enap, durante um ano. Com base na perspectiva de cooperação Sul-Sul, a participação dos alunos da República de São Tomé e Príncipe foi fundamental para o fortalecimento de cooperações internacionais entre os governos dos dois países, e serviram também para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos alunos.