Coding Bootcamp

Dúvidas gerais

Sim. Para cada programa há um percurso no processo seletivo distinto. Fique atento ao campo “processo seletivo” do programa que você pretende concorrer para verificar as etapas.

Atualizado em: 31/07/2023

Sim. Pois, no mundo da programação a codificação é normalmente feita em inglês. Dessa forma, apesar de as aulas serem ministradas em português, parte de sua documentação será em inglês. Assim, para fazer o curso, é necessário ter competência em inglês instrumental no nível intermediário. Essa competência será testada por meio do teste de conhecimentos específicos.

Atualizado em: 31/07/2023

Não é estritamente necessário saber programar antes de fazer um curso de coding bootcamp, pois esses cursos geralmente são projetados para atender a diversos níveis de habilidade. 

Para o Bootcamp Web Development ter alguma familiaridade com conceitos básicos de programação será útil e acelerar seu progresso durante o curso.

Para para os Bootcamps em Análise de Dados e de Machine Learning há pré-requisitos de conhecimento em estatística e programação. Verifique a descrição destes no campo ‘processo seletivo’.

Atualizado em: 31/07/2023

O curso é para todos os servidores e empregados públicos federais, de nível superior, preferencialmente que tenham licença capacitação para usufruir e que desempenhem atividades analíticas de forma rotineira. Estimula-se também a candidatura de servidores envolvidos em processos ou projetos de transformação digital em seus órgãos.

O público alvo do Bootcamp Web Development não é necessariamente para profissionais da área de TI. O público alvo, prioritário, são servidores da área de negócio que necessitam se comunicar com profissionais de TI, com maior proficiência, e que ao final do curso terão capacidade em desenvolvimento fullstack junior. 

Atualizado em: 31/07/2023

Servidoras públicas federais que trabalham com planilhas eletrônicas ou base de dados e desejam ser analistas de dados ou pretendem iniciar a trajetória como cientistas de dados ou engenheiras de machine learning.

Pré-requisitos: 

  • Ser servidora pública federal com liberação para licença capacitação de um mês, ou ofício de autorização da chefia para realizar curso oficialmente instituído;
  • Conhecimento avançado na linguagem em programação Python, conhecimento introdutório nas bibliotecas numpy e pandas, bem como domínio do inglês instrumental.

Atualizado em: 31/07/2023

Analistas de dados que desejam adquirir conhecimentos sólidos em inteligência artificial.

Atualizado em: 31/07/2023

  • Bootcamp Web Development: 9 semanas, 60 dias, totalizando 400 horas

  • Bootcamp Análise de Dados: 1 mês, 30 dias, totalizando 180 horas

  • Bootcamp Machine Learning: 1 mês, 30 dias, totalizando 180 horas

Atualizado em: 31/07/2023

As aulas acontecem todos os dias, das 9h às 17h30.

Atualizado em: 31/07/2023

Não, as aulas são diárias e ao vivo.

Atualizado em: 31/07/2023

Os cursos do programa Bootcamp são totalmente remotos. 

Atualizado em: 31/07/2023

O Coding Bootcamp é oferecido em formato adequado para a licença capacitação, pois terá carga horária diária de 8 horas. Assim, é altamente recomendável que a licença capacitação seja usufruída para frequentar o curso em sua integralidade. Outras modalidades de afastamento para capacitação devem ser negociadas diretamente pelo servidor junto a seu órgão de origem/lotação, caso a caso.

Atualizado em: 31/07/2023