EV.G lançou novas capacitações ao longo de janeiro deste ano

A Escola Virtual de Governo (EV.G) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com 16 novos cursos, lançados em janeiro. As capacitações são gratuitas e abertas a todos.

Confira os cursos abaixo, e se inscreva!

Ferramentas de gestão no teletrabalho (PDP)

O teletrabalho é uma realidade cada vez mais presente no dia a dia. Por isso, estar atento às ferramentas que podem aumentar a produtividade e diminuir cargas desnecessárias de trabalho é essencial. Neste curso, você vai conhecer as melhores ferramentas para reuniões online, trabalho em equipe e análise de dados. Melhore a sua vida conhecendo ferramentas úteis que vão facilitar o trabalho remoto.

Link: https://bit.ly/gestao-teletrabalho 

Políticas Públicas de Educação

Você sabe quais são os recursos disponíveis para investir na educação básica em seu município? Conhece os programas e a forma como são repassados os recursos por meio do FNDE? Sabe o que é o FNDE e qual é o papel que ele exerce dentro da estrutura do Ministério da Educação? Este curso te ajudará a esclarecer essas questões e a compreender melhor as políticas públicas em educação do Brasil. 

Link: https://bit.ly/politicas-publicas-educacao 

Políticas Públicas de Saúde

Falar de políticas públicas de saúde do Brasil não é tarefa fácil, uma vez que o país tem um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS). Embora o SUS tenha presença marcante em vários ambientes e debates, persistem muitas dúvidas em relação a seus objetivos e funcionamento para a garantia da saúde da população brasileira. 

Link: https://bit.ly/politicas-publicas-saude 

PLATAFORMA +BRASIL - oportunidades de acesso aos recursos federais

Você sabe onde e como identificar oportunidades de recursos para o seu município? Sabe como melhorar a capacidade de captação de recursos, como melhorar a gestão e receber mais recursos? Este curso pretende responder essas e outras questões sobre o assunto, destacando formas de captação de recursos. 

Link: https://bit.ly/plataforma-mais-brasil 

Nova Lei de Licitações: Gestão Contratual

A Lei nº 14.133/2021 trouxe muitas novidades. Este curso traz um panorama sobre as normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com ênfase na Gestão Contratual. Cabe lembrar que os assuntos que se referirem à Lei nº 8.666/93 continuarão válidos até 1º de abril de 2023, data em que a Lei nº 8.666/93 será completamente revogada pela Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21).

Link: https://bit.ly/gestao-contratual- 

Transmissão aérea: atualização após a Covid-19

No momento em que o mundo atravessa uma pandemia trazemos informações atualizadas sobre a transmissão aérea de doenças infecciosas, com um olhar particular sobre a Covid-19, com novas perspectivas para a saúde e segurança dos profissionais da área da saúde.

Link: https://bit.ly/transmissao-aerea 

Noções básicas de SST para pequenos negócios

O mundo do trabalho, transformando-se rapidamente, cria obstáculos para os pequenos negócios, em especial os acidentes e doenças causados por condições e organização inadequados do trabalho. Este curso trará conhecimentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e sobre a importância de incluí-los na gestão dos negócios visando sustentabilidade e competitividade.

Link: https://bit.ly/sst-pequenos-negocios 

Biossegurança em laboratórios de ensino e pesquisa

O curso foi desenvolvido, por meio da parceria entre Fundacentro/MTP e ICB/USP, visando fornecer subsídios aos profissionais que atuam em laboratórios de ensino e pesquisa para a promoção da prevenção no manejo seguro de produtos químicos e biológicos, considerando os diversos níveis de complexidades das atividades desenvolvidas nestes ambientes ocupacionais.

Link: https://bit.ly/biosseguranca-labs-educacao 

BIM - Conceituação Básica

Entenda os conceitos fundamentais da Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM). Abrange um conjunto, em expansão, de tecnologias, processos e políticas que permitem que vários envolvidos possam, colaborativamente, criar, utilizar e atualizar modelos tridimensionais e digitais de qualquer tipo de construção, sejam edificações, instalações ou infraestrutura. O Governo Federal desenvolveu e publicou a Estratégia BIM BR que tem como um dos objetivos estratégicos o estímulo à capacitação em BIM. 

Link: https://bit.ly/conceituacao-basica-bim 

Nova Lei de Licitações: Sanções ao fornecedor

A Lei nº 14.133/2021 trouxe muitas novidades. Este curso traz um panorama sobre as normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com ênfase nas sanções ao fornecedor. Cabe lembrar que os assuntos que se referirem à Lei nº 8.666/93 continuarão válidos até 1º de abril de 2023, data em que a Lei nº 8.666/93 será completamente revogada pela Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21).

Link: https://bit.ly/sancoes-ao-fornecedor 

Para que serve a análise ergonômica do trabalho

O curso foi desenvolvido com foco na adoção de metodologia que contribua para a prevenção de agravos à saúde e na construção de sistemas seguros, a partir do conhecimento do trabalho real e da análise de acidentes e incidentes. Prevista na NR 17, a Análise Ergonômica do Trabalho é um método importante de análise voltado tanto para o setor público como o privado, de qualquer atividade produtiva.

Link: https://bit.ly/analise-ergonomica-trabalho 

S2ID - M2 - Federal - Prestação de Contas das Ações de Resposta

O curso faz parte do módulo 2 da Capacitação para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID. Neste curso, você deve entender como ocorre o processo de prestação de contas das ações de resposta aprovadas e executadas.

Link: https://bit.ly/prestacao-contas-federal 

S2ID | M2 | Estadual | Prestação de Contas das Ações de Resposta

O curso faz parte do módulo 2 da Capacitação para utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID. Neste curso você vai aprender a utilizar o S2ID para saber como solicitar a revisão ou devolução integral de recursos e como realizar a prestação de contas dos recursos transferidos pela Sedec ao seu estado para as ações de socorro, assistência e restabelecimento.

Link: https://bit.ly/prestacao-contas-estadual 

S2ID | M2 | Federal | Solicitação de Recursos para Ações de Resposta

Neste curso, o aluno vai compreender como utilizar o S2ID para cumprir as funções relacionadas à análise de solicitações de recursos federais para ações de resposta às situações de emergência ou de estado de calamidade pública , composta por procedimentos ligados às atribuições e competências dos perfis de analista, coordenador, coordenador-geral e diretor.

Link: https://bit.ly/solicitacao-recursos 

S2ID | M2 | Federal | Execução das Ações de Resposta

O curso faz parte do módulo 2 (etapa de Resposta) dessa capacitação e, ao estudá-lo, você vai aprender como utilizar o S2ID em relação à análise e ao acompanhamento da aplicação dos recursos transferidos pela Sedec para execução das ações de resposta nos municípios afetados por desastres.

Link: https://bit.ly/execucao-das-acoes 

Nova Lei de Licitações: Gestão Contratual

A Lei nº 14.133/2021 trouxe muitas novidades. Este curso traz um panorama sobre as normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com ênfase na gestão contratual. Cabe lembrar que os assuntos que se referirem à Lei nº 8.666/93 continuarão válidos até 1º de abril de 2023, data em que essa lei será completamente revogada pela Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21).

Link: https://bit.ly/gestao-contratual- 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

EVG
Enap formaliza parceria com o Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha

A cooperação promoverá a formação e o aperfeiçoamento profissional entre os dois países. 

Publicado em:
06/03/2024
MGI e Enap celebram parceria para capacitação de conselheiros e conselheiras nas empresas públicas

Cooperação inédita trará impactos positivos na governança corporativa

Publicado em:
05/12/2023
Mulheres negras líderes é tema de curso da Enap

Formação abordou o empoderamento feminino negro e como desenvolver capacidades para que elas alcancem mais representatividade nas organizações

Publicado em:
30/08/2023
EVG
Enap e BID firmam parceria para capacitação de servidores

Instituições farão intercâmbio entre plataformas de ensino e ações de fortalecimento de programas de inovação 

Publicado em:
05/10/2022