As cinco equipes municipais integrantes desta edição participarão de oficinas e apresentarão uma ideia de solução a ser desenhada e testada na próxima fase da jornada 

Começou nesta terça (30/01) a Semana de Ideação da 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam. Nesta etapa, os participantes estarão em Brasília (DF) para três dias de imersão para a escolha de uma ideia de solução que cada equipe municipal deverá desenhar e testar na próxima etapa da jornada, com foco na gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos, tema do programa.

São integrantes desta edição as equipes de Campo Grande (MS), de Francisco Morato (SP), de Santiago (RS), de Pedra Branca do Amapari (AP e o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns (CE). A 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam é uma parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o Projeto Andus e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Ao longo da Jornada, que começou em junho de 2023, as cinco equipes municipais têm recebido apoio técnico e metodológico da Enap e instituições parceiras, além de participar de oficinas colaborativas e de aprendizagem, visando ao desenvolvimento de uma solução que contribua para a gestão sustentável de resíduos sólidos em seus municípios. 

As etapas

Após a fase de entendimento e enquadramento de problemas (etapa 1) e de campo (etapa 2), chegou a fase de ideação (etapa 3). Nesta etapa - única totalmente presencial - ocorre a concepção da solução, fundamentada por dados, evidências e experiências coletadas e geradas nas etapas anteriores. Ao final da ideação, é esperado que as equipes municipais apresentem o desenho de uma solução que seja viável, desejável e tecnicamente possível de ser desenvolvida e implementada.

Durante os três dias está prevista a realização de três oficinas, uma visita técnica à Central de Triagem do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal (DF) e um bate-papo com especialistas do governo federal para ampliação de repertório. Ao final, no dia 1º/02, haverá uma apresentação das equipes sobre os resultados da etapa de ideação.

Saiba mais sobre a 4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam.

 

Conteúdo relacionado

Enap e Presidência da República concluem parceria inédita em planejamento estratégico

Foram oito meses de atividades, que incluíram formulação de carteira de iniciativas, entrevistas e estabelecimento de objetivos

Publicado em:
03/04/2024
Especialista internacional destaca importância da burocracia para a inovação no setor público

Rainer Kattel explicou que este é um momento de adaptação, mas também de perseverança, para que seja possível avançar nessa interação

Publicado em:
26/03/2024
O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024