A exposição, que começa na próxima segunda-feira (8/8), ficará em cartaz até o dia 8 de setembro na Enap, em Brasília

A Semana de Inovação 2022 começa na próxima segunda-feira (8/8) e traz uma oportunidade imperdível para os brasilienses. Além das novidades na área de inovação e gestão pública, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre um dos maiores compositores da música popular brasileira: Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha.

Na Enap, em Brasília, haverá um recorte da exposição realizada no Museu de Arte do Rio de Janeiro, o MAR: o núcleo Carinhoso. Serão duas paredes transversais que fazem referência à música — um sucesso nacional com a letra de Braguinha, conhecido como João de Barro, e a voz de Orlando Silva —, que virou canção em 1937, composta e gravada por Pixinguinha como uma música instrumental, quando tinha 20 anos, em 1917. A exposição ficará em cartaz até 8 de setembro.

Na programação on-line, estará disponível a exposição do Museu de Arte do Rio de Janeiro. Em 360°, é possível fazer um passeio virtual por toda a mostra. São fotos, cartazes, reportagens e obras de artistas como Arjan Martins, Jaime Lauriano, Mulambo, Yhuri Cruz e o TTK, Rabisco do Santo Amaro, que mostram um pouco da história do maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro.

QUEM É PIXINGUINHA

Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. “Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas, se dispõe apenas do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha”, assim definiu o crítico e historiador Ary Vasconcelos em relação ao maestro.

Apontado como o arquiteto do Modernismo Negro, Pixinguinha nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897. Como bem define a exposição em cartaz no MAR, "promoveu a fusão dos primeiros chorões com ritmos africanos e estilos europeus, dando forma a um gênero brasileiro: o choro". Suas apresentações lotavam as salas de espetáculo, onde ele cantava vários sucessos, a exemplo de Batuque na Cozinha e Ronda.

A exposição fica aberta diariamente das 9 às 21h durante a Semana de Inovação.

Estará na Enap até 08/09, sempre das 8 às 17h.

Saiba como participar

Semana de Inovação 2022
Data: de 8 a 10 de agosto
Preço: gratuito
Formato: híbrido (presencial e on-line)
Locais:

Brasília, Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - Setor Policial Sul, Área 2A (8 a 10/8)
Recife, Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj e Porto Digital (10/8);
Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio - MAR (9/8);

On-line: Plataforma da Zoom

Programação e inscrições: gov.br/enap/semanadeinovacao 

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação tem como objetivo reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiro. É um evento que tem como realizadores: Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. Além da correalização do Ministério da Saúde, do SUS, do Ministério da Educação, da Funasa, do Inep, da Fundação Joaquim Nabuco e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Em 2022 o evento chega a sua oitava edição. Com o tema “Tempo de criar”, a Semana de Inovação 2022 acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto em formato híbrido, on-line e presencial em Brasília, no Rio de Janeiro e em Recife. Dataprev, Serpro, Adaps, Sebrae, BID, Cateno, 99, Gringo, Microsoft, Nic.Br, CGI.Br e Zoom já são patrocinadores desta jornada! Além do apoio da República, ABDI, Eldorado, Museu de Arte do Rio, Wylinka, IFood, Catálise, Instituto Unibanco, Lab Griô e Porto Digital.

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023