A seleção pública “Soluções de IA para o Poder Público” está com duas chamadas abertas: uma para startups e outra para instituições públicas. O projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial (IA), para aplicação em problemas reais enfrentados pelo setor público.
A iniciativa é uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que conta com apoio técnico da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD/ME) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A primeira rodada, com prazo até 12/09, está recebendo inscrições de startups de inteligência artificial interessadas em concorrer ao apoio financeiro para desenvolvimento de soluções em um dos 12 desafios tecnológicos mapeados por órgãos públicos - Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Já a segunda rodada tem prazo mais curto: até 06/09. O público-alvo são órgãos e entidades públicas do nível federal que queiram apresentar outros problemas ou desafios públicos além dos 12 já mapeados para a primeira rodada. Os órgãos selecionados na segunda etapa receberão apoio técnico da Enap para elaboração dos seus desafios tecnológicos e terão soluções desenvolvidas por startups com recursos do projeto.
O resultado final da fase inicial será divulgado no dia 9 de dezembro e o da segunda etapa em 19 de setembro. O financiamento previsto na primeira rodada é de até R$36 milhões. Confira o cronograma e saiba onde obter mais informações sobre cada etapa:
Rodada |
Prazo |
Público alvo |
Objetivo |
Inscrições |
Mais informações |
Contato |
1ª rodada |
12/09 |
Startups de IA |
Selecionar propostas de soluções para recebimento de recursos de subvenção econômica |
https://forms.finep.gov.br/forms/externo/ |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
|
2ª rodada |
06/09 |
Órgãos e entidades federais |
Selecionar problemas e desafios públicos que terão soluções desenvolvidas por startups |
https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Primeira rodada
A busca por soluções de inteligência artificial para o poder público começou com 12 desafios tecnológicos que já haviam sido identificados na ANS, Anvisa e Mapa. A primeira rodada está em andamento, com a seleção de startups que apresentarão propostas para esses 12 desafios, como:
- ANS: Uso de IA para análise de reclamação digital de clientes de operadoras de saúde. Contexto: mais de 70 mil documentos de respostas a reclamações de usuários foram preparados por 50 analistas no ano de 2021. Resultado esperado: atingir 75% das reclamações avaliadas por meio de análises automáticas.
- Anvisa: IA para avaliação de autorizações de funcionamento de empresas. Contexto: mais de 30 mil solicitações de autorização de funcionamento de empresas são realizadas por ano e precisam ser analisadas. Resultado esperado: redução de, pelo menos, 75% do tempo médio de conclusão dos pedidos.
- Mapa: Uso de IA para análise de dados e documentos de certificação de produtos de pesca. Contexto: O trabalho de certificação dos produtos da pesca exige grande trabalho operacional e consulta a um grande conjunto de bases. Resultados esperados: redução do tempo de análise em 99% e automação do processo de emissão do Certificado de Acreditação de Origem Legal (CAOL) em 90%.
Confira todas as informações no site da Finep: https://bit.ly/docs_solucoes_IA.
Startups que precisarem de esclarecimentos adicionais podem mandar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Segunda rodada
Órgãos e entidades federais devem submeter seus desafios preenchendo um formulário eletrônico de candidatura. Os interessados podem se inspirar nos desafios elaborados anteriormente (na primeira rodada) para formular e inscrever seus desafios.
Cada órgão deve inscrever de dois a seis desafios e indicar ao menos dois pontos focais para acompanhar, na fase posterior, a preparação de todas as iniciativas inscritas.
As propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por representantes da Finetp, MCTI, SGD/ME e Enap. Os critérios de avaliação serão os seguintes:
- · Clareza e objetividade na apresentação do problema ou desafio público;
- · Disponibilidade de referências, dados e informações sobre o problema ou desafio público;
- · Potencial de resolução do problema por inovação aberta;
- · Viabilidade de resolução do problema por inteligência artificial; e
- · Baixo número de iniciativas com uso de inteligência artificial na entidade.
Com essa iniciativa, a Enap espera identificar desafios com maior potencial de impacto positivo para a melhoria dos serviços das entidades participantes. Ao mesmo tempo, pretende desenvolver capacidades para adoção da inovação aberta e de inteligência artificial no setor público, minimizando inseguranças com relação a esses dois temas e servindo como referência para projetos futuros.
Para obter todas as informações sobre a chamada, acesse https://desafios.enap.gov.br/pt/blog/novidades/chamada-solucoes-ia
Se precisar se comunicar com a Enap, envie email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..