A oportunidade será para desenvolvimento e testagem em projetos de inovação. Inscrições prorrogadas até 24 de abril

Estão abertas, até 24 de abril, as inscrições para o processo seletivo que vai contratar consultoria técnica para o Gnova Transforma. Quem for selecionado, contribuirá com apoio metodológico para o desenvolvimento e testagem de protótipos em projetos de inovação; e pesquisa, análise e sistematização de conteúdos sobre a temática.

O objetivo é selecionar profissional para construir e testar protótipos de alta ou média fidelidade em projetos de inovação e transformação governamental, orientando e apoiando as equipes envolvidas na construção colaborativa de soluções para problemas públicos. Além disso, irá  pesquisar, analisar e sistematizar conhecimento sobre o desenvolvimento de protótipos em projetos de inovação e transformação governamental, de modo a viabilizar sua disseminação na comunidade de inovação, especialmente em governos municipais.

Atividades a serem desempenhadas:

  • Realizar pesquisa e revisão bibliográfica sobre o conceito, aspectos caracterizadores, graus de fidedignidade, possibilidades e limites de uso e técnicas de aplicação relacionados ao desenvolvimento de protótipos e sua testagem.
  • Sistematizar e propor técnicas e metodologias de construção colaborativa de protótipos e seus testes em processos colaborativos, para utilização em projetos de inovação e transformação governamental.
  • Atuar em articulação com a equipe de facilitadores dos projetos de inovação e transformação governamental, como co-facilitador no desenvolvimento metodológico, planejamento e execução de atividades nas etapas de ideação, prototipagem e teste, de forma a contribuir para as necessidades específicas de cada projeto em relação à construção de protótipos e testagem.
  • Construir cinco protótipos de média ou alta fidelidade, a partir de soluções ideadas e prototipadas colaborativamente em cinco projetos de inovação e transformação governamental.
  • Participar de oficinas, reuniões técnicas, entrevistas ou grupos focais com as partes envolvidas dos projetos para os quais os protótipos serão desenvolvidos.
  • Elaborar cinco relatórios sobre as atividades e protótipos.
  • Elaborar proposta de publicação sobre prototipagem e teste em projetos de inovação e transformação governamental, contendo seção teórica e conceitual e registro dos aprendizados práticos no desenvolvimento dos projetos apoiados.
  • Apresentar os conteúdos, resultados e aprendizados da consultoria em eventos de disseminação a serem planejados e executados pela Enap.

Conhecimentos ou habilidades necessárias:

  • Graduação em qualquer área do conhecimento.
  • Experiência profissional mínima de três anos na aplicação da abordagem do design para o desenvolvimento de projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro setor ou setor público, exceto docência.
  • Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em, ao menos, 15 projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro setor ou setor público, exceto docência.
  • Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em, ao menos, cinco projetos de inovação para o setor público, exceto docência.
  • Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos realizados totalmente por meio remoto em, ao menos, cinco projetos de inovação para iniciativa privada, terceiro ou setor público , exceto docência.

Experiências desejáveis:

  • Graduação ou pós em design.
  • Experiência profissional em construção e teste de protótipos de soluções de média ou alta fidelidade em projetos de inovação.
  • Experiência profissional em docência em cursos (presenciais ou à distância, com carga horária mínima de 20h) relacionados a abordagens e metodologias de design e/ou inovação.
  • Autoria de publicações sobre inovação no setor público, abordagens e  metodologias de design ou prototipagem em projetos de inovação.

O contrato terá a duração de 180 dias a partir de sua assinatura.

Saiba mais informações acessando os links abaixo: 

Edital: Edital Enap nº 40

Termo de Referência: Termo de Referência Cooperação Internacional nº 3/2022

Inscreva-se já:  https://bit.ly/consultoria_prototipos 

Em caso de dúvidas ou dificuldade com os links, o candidato poderá entrar em contato com a Enap pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no assunto: Prototipagem em projetos de inovação - seleção consultor(a) Pnud

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Está aberto processo de seleção para o cargo de coordenador(a) de Licitação, Compras e Contratos da Escola

A pessoa candidata deve ser servidor(a) público(a) ocupante de cargo efetivo e ter experiência de, no mínimo, três anos na área. Confira os pré-requisitos e atribuições

Publicado em:
03/12/2023
Participe da chamada pública para projeto de experimentação em inovação cidadã

Com duração aproximada de um ano, interessados podem se inscrever até o dia 24 de setembro de 2023

Publicado em:
03/09/2023
Controladoria-Geral do Município de Recife abre processo seletivo para preenchimento de seis vagas

Podem participar profissionais sem vínculo com a administração pública ou servidores públicos de qualquer uma das esferas e poderes

Publicado em:
22/08/2023
Alerta de golpe com nome da Enap

Nota de esclarecimento

Publicado em:
31/01/2023