Estão abertas, até 17 de abril, inscrições para o processo seletivo que vai contratar uma consultoria técnica para o programa Cidades que Transformam. O profissional selecionado deverá contribuir com mentoria e apoio metodológico em projetos de inovação e transformação governamental em municípios.
Em 2021, GNova Transforma lançou chamada de projetos para compor a equipe em 2022. A iniciativa visa apoiar governos municipais na construção de soluções inovadoras para desafios públicos relacionados com a Agenda 2030 da ONU.
Essa contratação busca profissional com experiência em serviços de orientação e mentoria. Durante a consultoria, serão executadas as atividades de registro, análise e sistematização de aprendizados e boas práticas no contexto do Cidades que Transformam, para fins de gestão do conhecimento e disseminação.
Atividades a serem desempenhadas:
- Realizar revisão bibliográfica e de fontes documentais relacionadas à inovação no setor público no contexto municipal.
- Apresentar proposta preliminar de estruturação da publicação.
- Analisar e sistematizar informações sobre o programa, com foco no seu contexto, objetivos, metodologias, estratégias de execução e parcerias, para disseminação.
- Pesquisar, sistematizar e propor abordagens metodológicas, técnicas e atividades para qualificar projetos de inovação e transformação governamental, com ênfase na inovação em nível municipal.
- Avaliar e propor recomendações de melhoria para qualificar o Cidades que Transformam, e apresentar proposta de revisão do desenho metodológico de suas etapas subsequentes.
- Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho das jornadas do Cidades que Transformam, com o objetivo de qualificá-las e promover oportunidades para aprendizados transversais, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap.
- Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho ou revisão do percurso dos projetos, de forma a contribuir para necessidades de interação, aprendizado e desenvolvimento dos produtos e alcance dos seus objetivos, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap;
- Apoiar e articular os times responsáveis pela coordenação e facilitação dos projetos da iniciativa Cidades que Transformam, de forma a contribuir para a qualificação técnica e a transversalidade de aprendizados e para o atendimento a necessidades específicas dos projetos.
- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de inovação e transformação governamental que compõem o Cidades que Transformam, participando de oficinas e outros eventos síncronos quando convidado(a).
- Realizar interlocução com parceiros internos e externos para levantamento de dados e informações que subsidiem a elaboração dos produtos previstos.
- Analisar e sistematizar dados e informações relacionados a projetos de transformação governamental que compõem o Cidades que Transformam, com vistas à disseminação, a partir de relatórios de sistematização e facilitação, entrevistas com atores envolvidos e outras fontes, descrevendo, entre outros, o problema ou desafio público, escopo do projeto, o percurso, as diferentes abordagens, metodologias e ferramentas empregadas e os produtos e resultados almejados e obtidos.
- Elaborar proposta de publicação sobre conhecimentos, abordagens metodológicas, técnicas e habilidades para o desenvolvimento de projetos de inovação e transformação governamental em contextos municipais, consolidando os aprendizados metodológicos e práticos adquiridos na iniciativa Cidades que Transformam e sua importância para a Agenda 2030 e para a geração de capacidades em servidores e gestores municipais.
- Apresentar o resultado da consultoria em, ao menos, um evento de disseminação a ser planejado e executado pela Enap.
Conhecimentos ou habilidades necessárias:
- Graduação em qualquer área do conhecimento.
- Experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos na aplicação da abordagem do design para o desenvolvimento de projetos de inovação no setor público, exceto docência.
- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em, ao menos, 15 projetos de inovação, dos quais, no mínimo, 12 projetos com o setor público, exceto docência.
- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos realizados totalmente por meio remoto em, ao menos, 5 projetos de inovação, exceto docência.
Experiências desejáveis:
- Graduação ou pós em design.
- Experiência profissional em docência de cursos (presenciais ou à distância, com carga horária mínima de 20h) relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.
- Autoria de publicações com temáticas relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.
O contrato terá a duração de 180 dias a partir de sua assinatura.
Saiba mais informações acessando os links abaixo:
Edital: Edital Enap nº 37
Termo de Referência: Termo de Referência Cooperação Internacional nº 1/2022
Inscreva-se já: https://bit.ly/consultoria_inovacao_municipios
Em caso de dúvidas ou dificuldade com os links, o candidato poderá entrar em contato com a Enap pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando no assunto: Inovação com Municípios - seleção consultor(a) Pnud.