A Diretoria de Altos Estudos (DAE) iniciou nesta terça-feira (06/08) o processo de inscrições para os programas de Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD), Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento (MPAM) e Doutorado Profissional em Políticas Públicas (DPPP). São 60 vagas abertas no total, sendo 30 vagas para o MPGD, 20 vagas para o MPAM e 10 vagas para o DPPP. Todos os programas têm cotas para negros e pessoas com deficiência. Podem participar dos programas servidores públicos efetivos e estáveis, em exercício em órgão ou entidade da administração pública federal, estadual, municipal, distrital ou nas Forças Armadas; ou empregados públicos concursados em exercício em entidade da administração pública federal, estadual, municipal ou distrital. O prazo de inscrições termina no dia 4 de setembro.
O diretor de altos estudos da Enap, Alexandre Gomide, salienta como os programas têm um papel importante não somente na formação daqueles que trabalham com o desenvolvimento de políticas públicas, mas numa formação que visa contribuir para melhorar a abordagem de situações reais do cotidiano. "Os programas de mestrado e doutorado profissionais da Enap são voltados para servidores públicos que buscam aprofundar seus conhecimentos e competências em políticas públicas e governo, com foco na aplicação de teorias e métodos na resolução de problemas concretos da administração pública e da sociedade", disse Gomide.
A coordenadora-geral de pós-graduação stricto sensu da Diretoria de Altos Estudos (DAE), Regina Luna Santos de Souza, destaca que os programas fazem uma importante interface entre pesquisa qualificada e demandas concretas da Administração Pública. “Os programas de mestrado e doutorado profissionais demandam um trabalho robusto de pesquisa e dedicação nesta instigante e necessária tarefa de construir conhecimento. Neste caso, voltado para resolução de problemas que tem a ver com questões ligadas ao desafio de quem trabalha com políticas públicas na prática. Esperamos que os candidatos apresentem propostas inovadoras e bem fundamentadas e que estejam em sintonia com os desafios ligados à pesquisa”, afirmou ela.
Todos os programas são presenciais, as aulas serão ministradas na Enap, em Brasília. Os cursos serão realizados sem ônus para os alunos, ressalvado o ressarcimento do valor integral do curso em caso de desligamento ou desistência. O cronograma dos programas de mestrado profissional e doutorado profissional preveem ainda a realização de prova online, no dia 15 de setembro, e entrevistas no período que vai do dia 18 a 22 de novembro. O resultado final com o nome dos selecionados será divulgado em 2 de dezembro. O início das aulas está previsto para fevereiro de 2025.
O MPGD tem como linhas de pesquisa os temas governança e inovação em processos; e planejamento, processos de governança e políticas públicas. O MPAM também tem duas linhas de pesquisa: métodos de avaliação e métodos de pesquisa; e governança de sistemas, modelos e práticas de avaliação. As linhas de pesquisa abertas para o programa de doutorado profissional são governança e inovação das políticas públicas; e governança e práticas de avaliação de políticas públicas.