Esforço reúne programadores na busca de soluções sobre educação e a construção de soluções blockchain e é oportunidade para a superação de desafios na gestão do patrimônio da União

Estão abertas a partir de hoje, 17, as inscrições para o Hackathon Web3: tokenização do Patrimônio da União, uma maratona que reúne programadores e profissionais diversos para o enfrentamento de desafios sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3 para os desafios da administração pública na gestão do patrimônio da União. O evento, gratuito e aberto, tem programação prevista para os dias 21 de novembro a 15 de dezembro e distribuirá R$ 150 mil em prêmios. A pré-inscrição pode ser feita, até 2 de dezembro, por meio do link:

.

O objetivo é fomentar a educação sobre o tema da Web3, e estimular a cocriação de soluções para desafios da administração pública federal. “Esse hackathon promete transformar a gestão patrimonial do setor público”, opina o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa. “É um evento que combina os melhores talentos do setor público com as melhores tecnologias do setor privado a fim de criar soluções inovadoras para o sistema de propriedades”, afirma.

Quem pode participar

O desafio é aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interesse em contribuir com a resolução de problemas do mundo real por meio da tecnologia Web3, sendo bem-vinda a participação de pessoas com diferentes expertises no desafio - programadores, advogados, engenheiros, cartógrafos, indústria financeira. Há a possibilidade da inscrição por equipe com no mínimo dois integrantes. No decorrer do evento, a organização anunciará o momento para a formação de times.

Etapas
Os workshops começarão ainda durante o período de inscrições, entre 21 de novembro e 2 de dezembro. Na fase seguinte do hackathon, a partir do dia 3, os participantes contarão com suporte contínuo para o desenvolvimento de soluções. É uma oportunidade de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade culminará com a apresentação das soluções até o dia 11 de dezembro e a premiação de projetos será no dia 15 de dezembro.

Os organizadores
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Economia; o Serpro, maior empresa pública para soluções em tecnologia do governo; e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), seguindo suas iniciativas pioneiras para a transformação digital dos seus processos de gestão e de relação com cidadãos. As entidades uniram expertise com outros parceiros, a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e a Fundação Celo, para a realização dessa primeira atividade educacional colaborativa em Web3 entre membros da administração pública e da sociedade civil.

Temas do hackathon
O tema principal do hackathon envolve a tokenização de ativos da União em blockchain, e casos de uso relacionados as seguintes atribuições legais da SPU, assim definidas:

Problema 1: Caracterização e Incorporação
o Registro de Imóveis, Matrículas e Cadeia Dominial
o Emissão de Títulos com Força de Escritura Pública
Problema 2: Destinação dos Bens da União
o Cessão de Uso (Locação, Arrendamento, Inscrição de Ocupação e Comodato),
o Preservação Ambiental (Crédito de Carbono, Reserva Legal, Recuperação Ambiental);
o Venda (Leilão, Venda Direta); e
o Fundo de Investimento Imobiliário
Problema 3: Gestão de Contratos
o Gestão, Compliance e Fiscalização

Confira a agenda
17/11 a 02/12: período de inscrições
21/11 a 01/12: sessões de workshop on-line
03/12: cerimônia de abertura
03/12 a 11/12: Hackathon Web3: Tokenização do Patrimônio da União
11/12: entrega dos projetos
12/12 a 14/12: avaliação do projetos
15/12: cerimônia de encerramento