Designer francesa apresentou desafios comuns a diferentes países para promover inclusão em acessibilidade

 

No mundo inteiro, uma a cada seis pessoas possui alguma experiência de falta de acessibilidade. O dado é de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi tema da palestra “Inclusão: indo além da acessibilidade”, realizada nesta terça-feira (7/11), pela designer francesa Stéphanie Krus. Ela coleta histórias sobre como apoiar, crescer e construir comunidade de design de serviços na Escócia.

Stéphanie participou de vários projetos para o governo escocês na área de inclusão digital e também introduziu o conceito de “barreiras universais”, que são os desafios que todas as pessoas enfrentam no universo virtual. No Reino Unido, uma em cinco pessoas da região possui algum tipo de deficiência que necessita suporte para a inclusão digital.: “Lá temos o mesmo problema de acessibilidade do Brasil, principalmente em relação à população adulta”, afirmou a designer francesa Stéphanie Krus, referência no tema inclusão. Ela ressaltou que é preciso incluir pessoas com deficiência em todos os estágios da pesquisa de design inclusivo.

No Brasil, de acordo com Krus, esse número chega a um para cada dez indivíduos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Stéphanie destacou que em seu trabalho como designer ela  vai além da capacidade digital, pois sua visão inclui a identidade das pessoas, a diferença entre acessibilidade e inclusão e a importância do suporte assistido, além da solução do problema da  exclusão digital.

 

Conteúdo relacionado

Servidores da Enap fazem retrospectiva de 2023 e planejam prioridades para 2024

Participantes ouviram representantes das áreas, participaram de dinâmicas e receberam homenagens

Publicado em:
28/02/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Lançada a terceira rodada do programa Soluções de IA para o Poder Público

Na ocasião, foram apresentados também os vencedores da rodada anterior

Publicado em:
25/02/2024
Enap apoia construção de plano de trabalho da Política Nacional de Cultura Exportadora, no Pará

Oficinas auxiliam planejamento de ações para alavancar exportações paraenses, considerando futuros desejáveis, problemas e potencialidades do estado

Publicado em:
01/02/2024