Durante uma semana eles acompanharam todos os passos da elaboração de uma política pública

IMG 2474Os alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), participaram, nesta semana, da Imersão Federal na Enap. A imersão, que reuniu cerca de 70 alunos do curso de graduação em Administração Pública de São Paulo, corresponde ao acompanhamento, durante uma semana, de uma política pública no âmbito de um órgão federal.

O objetivo da disciplina é o aprendizado do ciclo completo de um programa ou política específica do órgão. Assim, os estudantes acompanham a elaboração da política pública e conhecem os principais desafios enfrentados pelo órgão para o desenvolvimento de tal política.  

Durante a semana, de 2 a 6 de maio, a Enap e a coordenação do curso da FGV organizaram uma agenda para receber os alunos. Eles tiveram a oportunidade de debater os principais avanços e desafios conjunturais da política ou programa que conheceram na imersão.

No encontro, foram abordados alguns assuntos como: desenvolvimento de altos executivos do setor público, matriz de competências essenciais de liderança da Enap, a expertise técnica do setor privado agregada ao setor público, programa de mentoria dentre outros.

Mentoria para Altos Executivos

IMG 2533A turma foi dividida em sete grupos, que fizeram uma imersão em políticas públicas distintas em vários órgãos federais. Um grupo se aprofundou nas políticas de desenvolvimento de lideranças públicas, com foco no programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público.

A mentoria para altos executivos é um processo de aprendizagem pessoal que dá apoio e suporte ao desenvolvimento de uma carreira. O mentor, um profissional mais experiente, investe seu tempo, compartilha seu conhecimento e apoia o crescimento profissional e pessoal do mentorado.

A coordenadora do programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público da Enap, Mariana Carvalho, considera que foi uma experiência gratificante receber os alunos de graduação da Administração Pública da FGV. “É muito bom ver o engajamento e o interesse dos alunos em conhecer os processos de trabalho e os desafios dos servidores públicos”, diz. 

A semana de imersão contou com o apoio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV).

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Consultoria OEI - Matching Mentoria 3.0

Inscrições até 12/04/2022

Publicado em:
31/03/2022
Deu match! Conheça as duplas da 2ª edição da mentoria

Entenda como funciona o processo de formação das duplas de mentor e mentorado 

Publicado em:
15/12/2021
Conheça as lições da turma pioneira de mentoria no serviço público; inscrições para nova turma estão abertas

Turma piloto em parceria com a líder global em desenvolvimento de talentos formou 16 pessoas 

Publicado em:
21/10/2021
Mapeamento inédito aponta abrangência dos contratos com setor privado nos serviços públicos no Brasil

Levantamento aponta principais modalidades de contratualização, setores e quantitativo por região desde 2011; Sudeste e Sul lideram número de contratos

Publicado em:
06/10/2021