Os alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), participaram, nesta semana, da Imersão Federal na Enap. A imersão, que reuniu cerca de 70 alunos do curso de graduação em Administração Pública de São Paulo, corresponde ao acompanhamento, durante uma semana, de uma política pública no âmbito de um órgão federal.
O objetivo da disciplina é o aprendizado do ciclo completo de um programa ou política específica do órgão. Assim, os estudantes acompanham a elaboração da política pública e conhecem os principais desafios enfrentados pelo órgão para o desenvolvimento de tal política.
Durante a semana, de 2 a 6 de maio, a Enap e a coordenação do curso da FGV organizaram uma agenda para receber os alunos. Eles tiveram a oportunidade de debater os principais avanços e desafios conjunturais da política ou programa que conheceram na imersão.
No encontro, foram abordados alguns assuntos como: desenvolvimento de altos executivos do setor público, matriz de competências essenciais de liderança da Enap, a expertise técnica do setor privado agregada ao setor público, programa de mentoria dentre outros.
Mentoria para Altos Executivos
A turma foi dividida em sete grupos, que fizeram uma imersão em políticas públicas distintas em vários órgãos federais. Um grupo se aprofundou nas políticas de desenvolvimento de lideranças públicas, com foco no programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público.
A mentoria para altos executivos é um processo de aprendizagem pessoal que dá apoio e suporte ao desenvolvimento de uma carreira. O mentor, um profissional mais experiente, investe seu tempo, compartilha seu conhecimento e apoia o crescimento profissional e pessoal do mentorado.
A coordenadora do programa de Mentoria para Altos Executivos do Setor Público da Enap, Mariana Carvalho, considera que foi uma experiência gratificante receber os alunos de graduação da Administração Pública da FGV. “É muito bom ver o engajamento e o interesse dos alunos em conhecer os processos de trabalho e os desafios dos servidores públicos”, diz.
A semana de imersão contou com o apoio da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV).