Confira a programação

A Enap transmite nesta quinta-feira (30) o Seminário Future of Think Tanks and Policy Advice, realizado em Brasília. O evento começa a partir das 8h30 e terá transmissão ao vivo, através do link https://assiste.enap.gov.br.

O seminário faz parte de uma iniciativa global da Universidade da Pensilvânia (Think Tanks and Civil Societies Program-TTCSP), que ocorre em cerca de 150 localidades pelo mundo, com a participação de governos, sociedade civil, organismos internacionais e demais convidados.

Os think tanks são entidades ou grupos organizados para estudo de um assunto específico e produção de informações, ideias, opiniões e recomendações a determinadas questões de interesse para a sociedade. Essas organizações têm em comum o objetivo de reunir conhecimento, disseminar informação e, se possível, influenciar o processo político. Os think tanks conduzem pesquisas não apenas para promover o debate teórico, mas com a finalidade de resolver problemas de política. Na experiência e no profissionalismo de suas equipes de pesquisa estão os principais recursos para legitimar suas descobertas. Suas atividades refletem-se, principalmente, em análises e recomendações de pesquisa, apresentadas na forma de publicações, conferências, seminários e workshops.

A Enap vem se dedicando à reflexão sobre o papel dos think tanks. As atividades deste seminário contribuirão com o aperfeiçoamento de servidores públicos federais, por meio do aporte de conhecimento avançado e intensos debates sobre o papel crítico que os chamados think tanks desempenham na análise, no desenvolvimento e na promoção de soluções, no tocante à ação governamental.

O encontro contará com a participação de especialistas renomados internacionalmente, com destaque para o keynote speaker Tom Palmer*. Também serão apresentados os painéis “O impacto da tecnologia e novos players no papel e atuação dos think tanks” e “Inovações em think tanks”.

Tom Palmer é vice-presidente executivo de programas internacionais da Atlas Network, responsável por estabelecer programas operacionais em 14 idiomas e gerenciar programas para uma rede mundial de think tanks. É também membro sênior do Instituto Cato e diretor da Universidade Cato. Antes, foi H. H. Earhart Fellow no Hertford College/Universidade de Oxford e vice-presidente do Instituto de Estudos Humanos da George Mason University. Frequentemente ministra palestras na América do Norte, Europa, Eurásia, África, América Latina, Índia, China, Ásia e no Oriente Médio sobre ciência política, escolha pública, sociedade civil e os fundamentos morais, legais e históricos dos direitos individuais. Publicou resenhas em diversos periódicos acadêmicos como o Harvard Journal of Law and Public Policy, Ethics, Critical Review e Constitutional Political Economy, bem como nos periódicos Slate, Wall Street Journal, The New York Times, The Welt, Caixing, Al Hayat, Washington Post e The Spectator of London.

 

Confira a programação

8h30 - Credenciamento

9h – Abertura 

Diogo Costa
Presidente da Enap


9h10 às 10h20 - Painel: “O Impacto da Tecnologia e Novos Players no Papel e Atuação dos Think Tanks
Barbara Brant
Coordenadora de Relações Institucionais
Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI)

Augusto Castro
Coordenador-Geral de Pesquisa do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais
Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG)

Fernanda De Negri
Coordenadora do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Moderação:
Fábio Zambeli/Analista-Chefe (JOTA)

10h20 às 11h - Keynote Speaker: Tom G. Palmer*
Diretor da Cato University
Vice-Presidente Executivo para Programas Internacionais da Atlas Network

11h às 12h20 - Painel: “Inovações em Think Tanks”.
Joe Coon
Vice-Presidente Senior
Niskanen Center

Lycia Lima
Vice-Diretora
Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona
CLEAR/Fundação Getúlio Vargas

Diana Coutinho
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Helger Marra
Presidente
Fundação João Pinheiro

Moderação:
Ricardo Gandour
Diretor Executivo/Rede CBN

12h20 às 12h30- Encerramento
Bruna Santos (Diretora Executiva-Enap)

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap, Ministério da Gestão e Ipea vão firmar Protocolo de Intenções para uma gestão pública informada por evidências

Documento sinaliza disposição dos órgãos em estabelecer a cooperação acadêmica, cultural e técnico-científica e o intercâmbio de conhecimentos, de informações e de experiências. Cerimônia de assinatura será na próxima segunda-feira (30/10), às 17h

Publicado em:
24/10/2023
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023
I Seminário Internacional de Inovação no Setor Público está com inscrições abertas

Inovação como motor para o fortalecimento institucional é o tema central do encontro, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro

Publicado em:
13/09/2023
Participe da chamada pública para projeto de experimentação em inovação cidadã

Com duração aproximada de um ano, interessados podem se inscrever até o dia 24 de setembro de 2023

Publicado em:
03/09/2023