De 20 a 24 de novembro de 2023, pessoas com diferentes experiências e conhecimentos participarão do Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público. O evento, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial - MIR, é um desafio de inovação aberta que visa propor a servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outras pessoas interessadas em uma imersão nos dados do Infogov em busca de reflexões sobre as desigualdades raciais no serviço público e quais as possíveis soluções para este problema. As inscrições vão até o dia 11 de novembro.
Serão cinco dias em que as pessoas participantes, em equipes, aprenderão sobre inovação aberta, conhecerão os dados do Infogov, plataforma de dados desenvolvida pela Enap, e construirão soluções usando técnicas de análise e ciência de dados. Pode ser uma visão inovadora sobre política de gestão de pessoal, de seleção, de comunicação, uma política social: o combate às desigualdades raciais no serviço público é o maior objetivo.
As equipes deverão ser compostas por pelo menos metade de pessoas auto-identificadas negras (pretas ou pardas) e pelo menos metade de mulheres (cis ou transgênero).
O evento acontecerá presencialmente em Brasília-DF e é necessária pré-inscrição. Serão 75 vagas e cada equipe será composta por quatro a seis participantes. As inscrições são individuais e as habilitadas a participar serão convocadas por e-mail. Os custos para deslocamento, alimentação e hospedagem serão de responsabilidade das pessoas participantes.
O Datathon
O formato de evento “maratona de dados” não é novo na Enap. Em março de 2023, a Escola realizou o Datathon: Desigualdades de Gênero no Serviço Público, onde as participantes também realizaram análise de dados do Infogov.
“O Datathon é uma plataforma valiosa para coletar, analisar e visualizar dados relacionados às disparidades raciais. Isso é fundamental, pois a compreensão sólida das desigualdades raciais é o primeiro passo para combatê-las. Além disso, aumenta a conscientização pública, promove o engajamento comunitário e o desenvolvimento de políticas informadas. Por fim, eu penso que chamar pessoas negras para ajudarem a refletir sobre o racismo a partir dos dados e das evidências é muito importante, dada as experiências e as trajetórias vividas”, avalia o coordenador-geral de Pesquisa da Enap, Rafael Rocha Viana.
Quem pode participar
O Datathon é aberto ao público e destina-se a pessoas servidoras de órgãos ou instituições públicas, representantes de empresas, entidades privadas sem fins lucrativos, estudantes e quaisquer pessoas cidadãs brasileiras e estrangeiras em situação regular no país, a partir de 18 anos de idade.
Pessoas das mais diversas formações acadêmicas, profissões e ocupações são encorajadas a participar e trazer suas contribuições.
Premiação
Integrantes das equipes vencedoras receberão troféu de reconhecimento, segundo a posição da premiação, e terão suas soluções divulgadas em uma publicação da Enap.
Inscrição
De 10 de outubro a 11 de novembro de 2023.
Serviço
Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público
Data: 20 a 24 de novembro de 2023, das 9h às 18h
Local: Sede da Escola Nacional de Administração Pública- Enap
SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília- DF
Saiba mais em:
bit.ly/datathon_desigualdadesraciais