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Ministra Esther Dweck acredita que Enap deve estimular pensamento sobre problemas concretos e promover busca por soluções

A abertura do ano letivo dos três cursos de pós-graduação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na tarde desta segunda-feira (30/01), serviu como amostra do que os 50 calouros das duas turmas de mestrado e uma de doutorado terão pela frente nos próximos anos de aulas, estudos, discussões, pesquisas e trabalhos. Em meio a discursos de boas-vindas dos professores e dos veteranos, com recomendações e dicas, algumas palavras se repetiram, vindas de diferentes porta-vozes: motivação, ideias, esforço, solução de problemas, papel do estado, missão institucional, busca de soluções, capacitação.

A Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap reuniu na sede da Escola, em Brasília, estudantes novatos e mais adiantados nos cursos, professores e funcionários para aula magna proferida pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. A doutora em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atuou como professora desses mesmos cursos de pós-graduação entre 2017 e 2018, escolheu como tema Estratégias de Desenvolvimento Necessárias Para a Recuperação da Capacidade das Estatais.

Segundo Dweck, o grande objetivo do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a redução das desigualdades múltiplas. Ela também falou sobre a missão da pasta da qual está à frente: a ampliação das capacidades estatais, inclusive entre os demais entes federativos, estados e municípios. Ao chamar a atenção para a atuação do Estado na solução dos problemas da sociedade, a ministra destacou a importância da capacitação dos servidores públicos e enalteceu o papel de uma escola de formação ao estimular o pensamento sobre problemas concretos e, assim, promover a busca por soluções.

Profissionalismo

Colegas no Ministério do Planejamento, onde atuam como analistas de planejamento e orçamento, Priscilla Pimentel e Clarice Marinho acompanharam pessoalmente a programação da Semana da Calourada da Enap – o evento também foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Como calouras, compartilhavam das mesmas expectativas, motivações e preocupações em relação à rotina que começarão a viver a partir do próximo dia 13 de fevereiro, quando as aulas começam.

“Imagino, para os próximos dois anos, uma rotina pesada”, previu Priscilla, antecipando um dia a dia corrido por causa de três turnos de trabalho num mesmo expediente, com dedicação ao emprego, à família e, agora, ao mestrado. “Mas estou aqui por causa da necessidade de aprender mais e de dar um próximo passo na carreira, em busca de maior capacitação.” Clarice, que foi atraída pela divulgação do curso, está animada e enxerga no retorno à sala de aula a chance de melhora no próprio desempenho como servidora pública. “Faço um bom trabalho, de forma inteligente, mas quero mais resultado, mais profissionalismo.”

A programação da Semana segue na terça-feira, 31 de janeiro, com apresentação sobre o funcionamento da Escola. E, às 10h, o Professor Jos Raadschelders, da Ohio State University, dará a palestra Democracy and accountability: government, governance and public policy as expression of the citizen need, com transmissão pelo canal da Enap no YouTube e tradução simultânea. Para a quarta-feira, dia 1º, às 14h, a aluna Laís Rosa, autora de trabalho sobre o Cadastro Positivo, receberá o Prêmio de Melhor TCC da Enap em 2022. E nessa mesma ocasião, calouros e veteranos terão a oportunidade de uma confraternização. Por fim, às 14h da quinta-feira, para encerramento da programação, a agenda prevê uma sucessão de três palestras sobre avaliação de políticas públicas; uso de dados e pesquisas; e pesquisa e publicações.