Enap e Ministério da Igualdade Racial se unem para ampliar oportunidades para os servidores

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) se uniram para aumentar a diversidade na escolha de líderes para a administração pública federal. 

Para isso, implementaram um módulo que identifica as pessoas negras e LGBTQIA+ nos bancos de currículos da Enap. Tal iniciativa possibilitará a implementação de mecanismos de ações afirmativas em processos seletivos para cargos de liderança. 

Inclua seu currículo e faça seu cadastro no banco de perfis da Enap. Ele está aberto a todos: servidores públicos federais, estaduais e municipais e pessoas que não têm vínculo com a administração pública. 

Resultados já alcançados 

O MIR preencheu 20% das suas vagas de cargos comissionados a partir de um banco de talentos que criou nos primeiros dias de gestão. A iniciativa recebeu 5.225 candidaturas em apenas seis dias. 

Além das pessoas absorvidas pelo MIR, outros ministérios e órgãos manifestaram interesse e solicitaram apoio para fazer suas contratações. Dentre eles estão a Embratur, o Ministério do Planejamento, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério dos Esportes.  

Segundo o assessor especial de Participação Social e Diversidade do MIR, Artur Sinimbu, “a iniciativa com a Enap e a inclusão do módulo de pessoas negras e LGBTQIA+ representam um novo patamar nas ações governamentais no campo da burocracia representativa. Quanto mais a cidadã e o cidadão se identificam com os servidores públicos e vice-versa, maior é a capacidade de Estado e sociedade coproduzirem políticas públicas justas e inclusivas”. 

A Enap tem 10.295 currículos cadastrados no seu banco de perfis, realizou 44 processos seletivos, o que resultou em 55 pessoas nomeadas para cargos de livre provimento (os chamados DAS 4 para cima). 

Como cadastrar seu curriculo 

O primeiro passo para participar é conhecer o regulamento e cadastrar o currículo em alguma (ou várias) das seguintes áreas de interesse: 

Compliance 

Comunicação Institucional 

Finanças e Contabilidade 

Gestão educacional: superior e corporativa 

Gestão de Pessoas 

Gestão de Projetos 

Gestão Interna 

Inovação 

Patrimônio e Logística 

Planejamento e Orçamento 

Tecnologia da Informação