Oficinas, rodas de conversa, experiências imersivas, aulas-show são gratuitas e abertas ao público

De 9 a 23 de novembro, a Enap promove programações culturais e educativas do projeto-piloto da Biblioteca do Futuro (BdF), uma iniciativa que visa transformar a biblioteca da Enap em um espaço de construção de conhecimento e colaboração. Nessa primeira edição, as atividades valorizam o “acervo humano” por meio da curadoria de pessoas e experiências que, assim como livros, possuem importantes saberes e conhecimentos.  

No total, as três semanas de atividades incluem oficinas, palestras, experiências artísticas e culturais, divididas em  quatro eixos temáticos: 

  1. Aprender: atividades de ensino-aprendizagem típicas, com foco na inovação;
  2. Fazer: programação maker e estrutura compartilhada, com foco na criação de soluções para problemas públicos;
  3. Apreciar: programação de mostras, apresentações artísticas, que estimulem ainteração entre inovação, tecnologia e arte;
  4. Exercitar: atividades com foco no corpo e na produção de bem-estar físico e mental. 

“Partimos da premissa da ‘pessoa acervo’, considerando que somos detentores de conhecimento passível de compartilhamento e transformação. Somos ao mesmo tempo um organismo, uma ferramenta e, também, um acervo de conhecimentos que podem transformar o mundo à nossa volta. Garantir o acesso e uma estrutura que sistematize o compartilhamento desse conhecimento é ação primordial das bibliotecas do futuro”, afirma Camila Medeiros, diretora de Inovação da Enap. 

A programação completa está abaixo e será divulgada nas redes sociais da Enap. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

16/11 – 14 às 16h – Oficina “Como transformar bibliotecas em espaços educativos?”

Os participantes serão convidados a conhecer um pouco do contexto histórico e conceitual dos espaços educativos temporários ou permanentes em museus e centros culturais e de práticas de espaço educativo realizadas em bibliotecas públicas, assim como serão convidados a participarem de forma ativa na construção de um espaço ideal educativo aplicado à realidade da biblioteca da Enap.

Local: Biblioteca Graciliano Ramos 

16/11 – 18h30 às 20h30 – “Leitura de textos poéticos”

A atividade de experiência literária "Sarau incita leitura de textos poéticos" apresentará trechos de obras literárias de autoras do Distrito Federal. Promoverá espaço para compartilhamento do público de suas produções poéticas ou textos diversos com microfone aberto, articulará a linguagem literária à linguagem musical com a intervenção de discotecagem e realizará intervenção poética com lambe-lambes para ampliar a experiência literária no tempo e no espaço.

Escritoras-leitoras: Tatiana Sabadini, Marina Mara, Karina Ripoli e Nanda Fer Pimenta.

Local: Biblioteca Graciliano Ramos 

17/11 – 10h – Roda de conversa “Bibliotecas temáticas como espaços de desconstrução”

A roda de conversa tratará da concepção e criação de bibliotecas temáticas e ocupação de espaços em arte contemporânea. Será evidenciado como elas podem se posicionar como catalisadoras de desenvolvimento de territórios e comunidades e geradoras de impacto positivo na sociedade.

Palestrantes: Jaime Lauriano, Josenberg Mendes e Jana Silva

Atividade com transmissão pelo youtube da Enap.

Ative o sininho: 

 

17/11 – 14h - Roda de conversa “Biblioteca maker”

Roda de conversa sobre conceitos e experiências de bibliotecas makers em espaços públicos, procurando evidenciar como elas podem se posicionar como catalisadoras de desenvolvimento de territórios e comunidades e geradoras de impacto positivo na sociedade.

Palestrantes: Viviane Holanda, Jorge Kroll e Ana Maria

Local: Biblioteca Graciliano Ramos – Enap 

21/11 – 14 às 16h – Oficina "Comunidade & Autogestão”

A Oficina "Comunidade & Autogestão: pilares para espaços do conhecimento hoje e amanhã" abordará como desenhar e estruturar uma biblioteca comunitária e autogestionada a partir da experiência coletiva da biblioteca Exu do Absurdo, que foi desenvolvida para ser uma alternativa para a juventude negra, LGBTQIAPN+, periférica. É um espaço de arte-educação que proporciona estrutura de coworking, reuniões, estudos e manifestações culturais como cineclube, sarau e exposições. A Biblioteca homenageia a vida de Ray Cruz, o Exu do Absurdo, um artista da comunidade local.

Local: Biblioteca Graciliano Ramos 

 

21/11 – 19 às 22h - Oficina de Pesquisa em Base de Dados

A oficina vai promover a prospecção e difusão do conhecimento sobre gestão pública e demais áreas, por meio da capacitação para a pesquisa em bases de dados. Contribui para o aprimoramento da capacidade de pesquisa e colabora com o melhor uso dos recursos ofertados pelas bibliotecas. 

Muitas bibliotecas públicas, universitárias e especializadas disponibilizam acesso a bases de dados de acesso livre ou restrito. Um exemplo é o portal de periódicos da Capes, um dos maiores acervos científicos virtuais do país, que oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais 49 mil periódicos nacionais e estrangeiros e 455 bases de dados em todas as áreas do conhecimento. 

As técnicas e conhecimentos transmitidos na oficina ajudam o aluno a navegar e fazer pesquisas na base citada e outras que seguem o mesmo padrão de busca, como os catálogos online das bibliotecas, os repositórios institucionais e o próprio buscador Google.

Facilitador: Marcelo Augusto Dias Scarabuci, mestre em Ciência da informação e graduação em Biblioteconomia. Realiza treinamentos semanais sobre pesquisa em bases de dados na Biblioteca Central da UnB.

Local: plataforma Zoom

Link Zoom: https://bit.ly/oficina_basededados
ID da reunião: 852 0941 8442
Senha de acesso: 809603

 

Oficina de Escrita Criativa - nova data será divulgada em breve

Oficina para qualquer pessoa que queira, por motivos diversos, se aperfeiçoar na escrita.

Facilitador: Danilo Diniz

Local: Biblioteca Graciliano Ramos

 

22/11 – 15h30 – Palestra “O futuro da educação”

A palestra pretende motivar a reflexão e engajamento na construção de espaços de conhecimento plurais, criativos e conectados ao potencial humano de inovar. 

Palestrante: João Souza (Futuros Inclusivos)

Presencial com transmissão ao vivo pelo Youtube da Enap

Local: Biblioteca Graciliano Ramos 

 

23/11 – 12h - Aula-show "Canções para Carolina de Jesus"

Atividade artístico-pedagógica "Canções para Carolina" em formato de aula-show com a cantora Cris Pereira. A atividade criará a ambiência sonora que possivelmente embalou os processos criativos da escritora negra brasileira Carolina Maria de Jesus. Serão apresentadas releituras de canções produzidas entre as décadas de 1950 e 1960, contemporâneas às principais publicações da homenageada, destacando aspectos históricos e culturais da época. Além disso, trechos das obras de Carolina de Jesus atuarão com principal fio condutor entre as canções apresentadas. A aula-show relaciona-se, ainda, às quatro dimensões definidas para o projeto-piloto da Biblioteca do Futuro: inovação e soluções para o futuro, compartilhamento, biblioteca viva, acesso e democratização.

Com a cantora Cris Pereira e participação especial de Fernanda Jacobi (leitura de texto)

Local: pilotis da Enap

23/11 – 14h30 – Oficina “Heads de futuros ambientalmente possíveis”

Entre as competências e habilidades projetadas para o futuro do século XXI, a liderança é considerada uma das mais importantes. A capacidade de enxergar e analisar cenários, o pensamento sistêmico, os conhecimentos e a assertividade na tomada de decisões garante às novas lideranças do futuro serem protagonistas na construção de realidades mais justas e iguais para toda a sociedade. No contexto de mudanças climáticas, essas realidades precisam ser ambientalmente possíveis. A oficina foca no desenvolvimento de cada participante para a sua performance como agente de transformação, letrado nas mentalidades e dimensões previstas como estratégicas para que a humanidade vivencie futuros.

Facilitadora: Tati Silva

Local: Biblioteca Graciliano Ramos. 

Endereço da Enap - Escola Nacional de Administração Pública, SPO Área especial 2-A - Asa Sul, Brasília - DF, 70610-900, Brasil 

 

Atividades já realizadas

WhatsApp Image 2022 11 11 at 11.57.48  WhatsApp Image 2022 11 11 at 12.00.21  WhatsApp Image 2022 11 11 at 11.58.28  WhatsApp Image 2022 11 11 at 11.58.47  WhatsApp Image 2022 11 11 at 11.59.11