Inscrição cancelada com sucesso!

Iniciativa pretende organizar informações e garantir consistência no histórico das vítimas para prevenir feminicídio

Roberto Rodrigues

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram projetos de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que pretende auxiliar na prevenção de casos de violência contra as mulheres e prevenir feminicídio. A iniciativa, uma parceria do BID com a Polícia Militar do Estado do Paraná, prevê o desenvolvimento de um algoritmo para analisar dados de boletins de ocorrência sobre violência doméstica. O objetivo é limpar e organizar as informações e garantir consistência no histórico das vítimas para contribuir no combate a crimes. A tecnologia foi apresentada na tarde desta quarta-feira (27/11) no painel sobre uso da IA para sistemas transversais de gestão pública, durante o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), realizado na Enap, em Brasília. 

De acordo com o consultor do BID, Fabricio Rodrigues, a IA não toma decisões, mas apoia os policiais, que são responsáveis por determinar se a vítima precisa de proteção. “A tecnologia tem o potencial de prevenir feminicídios, mas sempre deve ser usada com a supervisão humana para decisões sensíveis”, explicou ele. Rodrigues ressaltou que a IA pode analisar dados estruturados e não estruturados, como imagens, vídeos e áudios. A análise gerada pela IA deve ajudar os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas, oferecendo informações mais precisas nesses processos.

O BID apresentou ainda uma solução chamada "Pavimentados", ferramenta que também usa IA, mas neste caso para analisar dados de vídeos das estradas e identificar o estado das vias. Isso reduziu drasticamente os custos e o tempo de verificação. A ferramenta usa um carro equipado com uma câmera de alta resolução e um algoritmo treinado para reconhecer buracos e outros danos na estrada. Pavimentados tem sido tão bem-sucedido que vários países já estão implementando a tecnologia, incluindo a Colômbia. Agora, a mesma ferramenta está sendo adaptada para reconhecer a sinalização das rodovias e até mesmo para usar imagens de satélite para monitorar estradas não pavimentadas. A solução economiza recursos e melhora a avaliação das condições das vias, o que permite melhor priorização na manutenção das estradas, otimizando a tomada de decisões na gestão pública.

Atualmente o BID apoia 86 projetos de IA em 26 países, com diversas aplicações, como interfaces conversacionais (chats) e o uso de processamento de linguagem natural. 

Sobre o Congresso do CLAD

O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.

Serviço:

XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública

Data: 26 a 29 de novembro de 2024

Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF

Mais informações

Programação completa

Credenciamento de imprensa