Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram projetos de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que pretende auxiliar na prevenção de casos de violência contra as mulheres e prevenir feminicídio. A iniciativa, uma parceria do BID com a Polícia Militar do Estado do Paraná, prevê o desenvolvimento de um algoritmo para analisar dados de boletins de ocorrência sobre violência doméstica. O objetivo é limpar e organizar as informações e garantir consistência no histórico das vítimas para contribuir no combate a crimes. A tecnologia foi apresentada na tarde desta quarta-feira (27/11) no painel sobre uso da IA para sistemas transversais de gestão pública, durante o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), realizado na Enap, em Brasília.
De acordo com o consultor do BID, Fabricio Rodrigues, a IA não toma decisões, mas apoia os policiais, que são responsáveis por determinar se a vítima precisa de proteção. “A tecnologia tem o potencial de prevenir feminicídios, mas sempre deve ser usada com a supervisão humana para decisões sensíveis”, explicou ele. Rodrigues ressaltou que a IA pode analisar dados estruturados e não estruturados, como imagens, vídeos e áudios. A análise gerada pela IA deve ajudar os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas, oferecendo informações mais precisas nesses processos.
O BID apresentou ainda uma solução chamada "Pavimentados", ferramenta que também usa IA, mas neste caso para analisar dados de vídeos das estradas e identificar o estado das vias. Isso reduziu drasticamente os custos e o tempo de verificação. A ferramenta usa um carro equipado com uma câmera de alta resolução e um algoritmo treinado para reconhecer buracos e outros danos na estrada. Pavimentados tem sido tão bem-sucedido que vários países já estão implementando a tecnologia, incluindo a Colômbia. Agora, a mesma ferramenta está sendo adaptada para reconhecer a sinalização das rodovias e até mesmo para usar imagens de satélite para monitorar estradas não pavimentadas. A solução economiza recursos e melhora a avaliação das condições das vias, o que permite melhor priorização na manutenção das estradas, otimizando a tomada de decisões na gestão pública.
Atualmente o BID apoia 86 projetos de IA em 26 países, com diversas aplicações, como interfaces conversacionais (chats) e o uso de processamento de linguagem natural.
Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso contará com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.
Serviço:
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF