Começa nesta segunda-feira (10/02) o ano letivo dos programas de pós-graduação stricto sensu da Enap. Para celebrar este marco, a escola organizou uma programação de uma semana de duração para promover a integração entre alunos e professores. Conhecida como Calourada, a programação inclui cursos de nivelamento, oficinas e uma Aula Magna. O cronograma completo da Calourada pode ser acessado na página da Enap.
“Essa semana que preparamos para marcar a abertura do ano letivo é fundamental porque traz a oportunidade de iniciar alguns conteúdos e debates que serão trabalhados ao longo dos programas. Então, além de integrar alunos e professores, introduz temas que serão desenvolvidos adiante e fornece boas referências. É uma programação abrangente e esperamos que seja proveitosa e estimulante para todos”, disse o diretor de altos estudos da Enap, Alexandre Gomide.
A Enap oferece cursos de mestrado e doutorado voltados para servidores e empregados públicos dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em exercício e com estabilidade, abrangendo os níveis federal, estadual, municipal e distrital. A Coordenação-Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu (CGPos), da Diretoria de Altos Estudos (DAE), é responsável pela gestão dos cursos.
“Os programas de pós-graduação stricto sensu da Enap são estruturados para qualificar servidores e gerar alto valor público, promovendo conhecimento de ponta aplicado à Administração Pública. Vinculados à Área de Ciência Política e Relações Internacionais da Capes, contam com um corpo docente altamente qualificado, composto exclusivamente por doutores com experiência no setor público”, explica a coordenadora-geral de pós-graduação stricto sensu da Diretoria de Altos Estudos (DAE), Regina Luna Santos.
Os programas
O Doutorado Profissional em Políticas Públicas (DPPP) tem como objetivo fortalecer as capacidades do Estado brasileiro para aprimorar políticas e serviços públicos, utilizando técnicas inovadoras e conhecimento avançado em políticas públicas. Os egressos são preparados para compreender a complexidade da gestão pública e propor soluções inovadoras para o desenho, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) visa desenvolver a capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, promovendo reflexões sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI. O curso capacita os participantes a analisar e atuar em instituições públicas, enfrentando problemas públicos de forma criativa e comprometida com a manutenção do Estado Democrático de Direito.
O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas (MPAM) foca no fortalecimento das capacidades analíticas para avaliação de políticas públicas, promovendo aprendizado institucional, maior transparência e eficiência no gasto público. O curso capacita gestores para embasar decisões com evidências sólidas e aprimorar a efetividade das políticas públicas.
Os processos seletivos ocorrem anualmente no segundo semestre, com 30 vagas para o MPGD, 20 para o MPAM e 10 para o DPPP. Há reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência. Os cursos são presenciais, com aulas realizadas na Enap, em Brasília. Além dos mestrados e doutorado, a Enap oferece anualmente vagas para estágio pós-doutoral. Em 2024, foram selecionados 13 pesquisadores, que desenvolverão suas investigações sob supervisão de docentes permanentes ao longo de 2025.