A moção reflete o papel social de Betânia Lemos no combate à desigualdade de gênero no serviço público

A presidenta da Enap, Betânia Lemos, recebeu, nesta quarta-feira (13/03), homenagem durante o evento "Enfrentamento das Desigualdades de Gênero no Serviço Público", realizado no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados. 

A condecoração foi para destacar o papel social da presidenta nos debates, diálogos e mudanças para o enfrentamento à falta de equidade entre homens e mulheres na Administração Pública. A iniciativa foi da Diretoria de Defesa dos Interesses e Direitos da Mulher Servidora Pública da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas do Estado (Conacate). 

Para Betânia, este é um tema que precisa estar na pauta todos os dias. “Somos maioria da população, mas estamos sub-representadas em todos os espaços de poder. A sub-representação também está nos espaços estratégicos que formulam as políticas públicas e, ainda que existam homens que são a favor da igualdade e promovam a promoção da equidade de gênero, um homem jamais entenderá nossas necessidades. Somos minoria nos cargos de liderança no serviço público e em carreiras de estado e precisamos mudar esse cenário”, reforçou.  

O evento seguiu com a entrega da placa de homenagem pelas mãos do presidente da Conacate, Antônio Carlos Fernandes. “Tomamos medidas efetivas e estabelecemos, estatutariamente, não apenas a equidade, como também a alternância na condução da Conacate”, exaltou. 

 

Redação 

Sabrina Brito

Fotos

Ana Fornari