Inscrição cancelada com sucesso!

Maior evento de inovação pública da América Latina, que chega à 11ª edição este ano, será realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro

Foi prorrogada até 4 de maio a chamada pública para inscrições de atividades na Semana de Inovação 2025, o maior evento de inovação no serviço público na América Latina. A SI 2025 será realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. 

O tema desta 11ª edição será “Um Planeta, Uma Chance: inovar para um futuro possível”. Os interessados podem enviar propostas até as 23h59 do próximo domingo (4/5), de iniciativas presenciais ou on-line, em formatos de oficinas, vivências, palestras, mesas redondas (somente no formato presencial) e atividades artísticas. 

A temática deste ano busca inovar com propósito e propor com impacto. O evento olha diretamente para o maior desafio dos tempos atuais, que é a crise climática do planeta.  

Por isso, a Semana de Inovação busca iniciativas que pensem em ações duradouras, transformadoras e coletivas. Trata-se de um chamado à ação pública, à inovação com responsabilidade e ao reencontro entre a tecnologia, ancestralidade, o cuidado e a política.  

As propostas poderão ser submetidas em apenas um dos eixos temáticos estabelecidos para a edição. Caso ela se enquadre em mais de um tema, a orientação é selecionar o que melhor a represente. Confira a seguir cada um dos eixos temáticos: 

  • Comportamento, educação e cultura para a sustentabilidade: 

Este eixo explora como a educação, a comunicação e o engajamento social podem mobilizar a sociedade para agir diante da emergência climática. As ações podem falar sobre educação formal e não formal, comunicação de impacto e advocacy sustentável, empregos verdes, saberes indígenas e tradicionais como guias etc.  

  • Transformação da gestão pública para um desenvolvimento responsável: 

Este eixo discute como a gestão pública pode se adaptar aos desafios climáticos por meio da capacitação de servidores, da regulação eficiente e da criação de políticas inclusivas e baseadas em evidências. Podem abordar temas como governança climática multinível e interfederativa, compras públicas sustentáveis, regulação inteligente e avaliação de impacto, mitigação e prevenção de desastres ambientais, Acordo de Paris e COP30 etc.  

  • Novos paradigmas para a regeneração e resiliência: 

Este eixo aborda soluções inovadoras e modelos econômicos que priorizem a restauração ambiental e o desenvolvimento regenerativo. Ideal para quem trabalha com agroecologia, bioeconomia, economia circular, design regenerativo, transição energética, segurança hídrica ou finanças verdes etc.  

  • Tecnologias para um novo amanhã: 

Este eixo investiga como conhecimentos ancestrais e tecnologias emergentes podem convergir para soluções sustentáveis. Eixo para os interessados em inteligência artificial, monitoramento ambiental automatizado, povos originários e inovação territorial, tecnologia regenerativa, infraestrutura digital, dados e políticas públicas inclusivas etc.  

  • Territórios e ecossistemas verdes: 

Este eixo examina como biomas, cidades e comunidades podem se tornar mais resilientes diante da crise climática. Apresente iniciativas que aborde cidades e comunidades sustentáveis, bioarquitetura e mobilidade ecológica, regeneração urbana e infraestrutura verde, gestão hídrica, agroflorestas e soluções descentralizadas, preservação cultural e adaptação climática de populações vulnerabilizadas etc.  

Submissão e resultados 

Podem participar da chamada pública pessoas físicas ou jurídicas, representantes do poder público, do setor privado, da sociedade, de organizações, de entidades não estatais e outros. Após a confirmação de participação, não serão permitidas inclusão, substituição ou exclusão dos nomes dos responsáveis pelas atividades e de seus parceiros e/ou convidados. 

O resultado com as atividades selecionadas será publicado nas redes sociais da SI em 25 de maio de 2025. As propostas serão avaliadas por uma comissão composta por 15 voluntários qualificados e experientes nos eixos temáticos desta edição. Entre os critérios de avaliação estarão a aderência, potencial aprendizado para a inovação, aplicabilidade e a replicabilidade. 

O envio da proposta de atividade deverá ser feito exclusivamente mediante o preenchimento de formulário eletrônico. Para submeter as atividades presenciais, clique aqui. Já para as atividades on-line, clique aqui para ter acesso ao formulário. Os manuais com todo descritivo e critérios de participação estão disponíveis no link: bit.ly/linktree_si25.   

Semana de Inovação
Considerado o maior evento de inovação pública da América Latina, a SI chega à sua 11ª edição comprometida em enfrentar os grandes desafios e resgatar os valores do serviço público a partir de práticas inovadoras e uma visão transversal. 

A Semana de Inovação é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU). 

Saiba mais detalhes sobre a SI em semanadeinovacao.enap.gov.br/

Update cookies preferences