Curso programa rotina de trabalho, oferece aperfeiçoamento profissional e, consequentemente, melhora os serviços públicos

Foto: Ana Paula Fornari Benvegnu/Ascom-Enap

Tempo de qualidade para uma capacitação direcionada. Essa é a proposta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o primeiro programa de formação voltado exclusivamente a chefes de gabinete (titulares, adjuntos e substitutos). A edição, inédita, começou nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de cerca de 60 representantes de ministérios, agências reguladoras e autarquias federais. Ao todo, serão 20 horas de aulas expositivas e dialogadas, divididas em módulos. 

“É nesse contato que as pessoas se fortalecem, em conjunto. A gente não faz nada sozinho na Esplanada, e precisamos conhecer as pessoas, saber quem elas são. Os chefes de gabinete fazendo esse compromisso com eles mesmos, fazem também com seus gabinetes, seus órgãos e com a política para a qual estão trabalhando”, ressaltou a presidenta da Enap, Betânia Lemos. 

A abertura ficou por conta da experiência do secretário extraordinário para Transformação dos Estados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Francisco Gaetani. O secretário destacou a necessidade da profissionalização para esses cargos que, segundo ele, enfrentam desafios desproporcionais em relação ao meio em que estão inseridos. 

“Na medida em que a gente consegue discutir, problematizar sobre os diversos aspectos envolvidos no trabalho de chefia de gabinete, isso potencializa o desempenho da liderança, organização e melhora as entregas das políticas públicas nas organizações”, destacou. Na oportunidade, Gaetani ainda deu dicas sobre a necessidade de se conhecer a fundo o organograma das instituições e esclareceu que a evolução não é possível sem especialização. Caso contrário, disse ele, os organismos seguirão atuando sob improviso. 

Portanto, para o secretário extraordinário do MGI, o programa deve ir além e um dos desafios da Enap é pensar em modalidades semelhantes para assessorias parlamentares, de comunicação, consultorias jurídicas e outros setores que se complementam nas ações governamentais. 

As 12 aulas do curso de capacitação para chefes de gabinete vão até o dia 6 de julho. Entre os principais tópicos a serem abordados pelos professores estão a estrutura burocrática; assuntos parlamentares; comunicação estratégica; gestão do tempo; competências emocionais, além de soft skills essenciais para a carreira.