Especialista apresenta projeto que impactou a vida de mais de 4 milhões de usuários de um software, criado para monitorar pacientes com hipertensão e diabetes

 

Podem os designers salvar vidas? Com essa provocação, Daniel Burka, diretor de produto e design da organização sem fins lucrativos Resolve to Save Lives, trouxe para o primeiro dia da Semana de Inovação da Enap 2023 a experiência do uso do software Simple.org, um projeto de código aberto, em uso por 6.365 clínicas públicas na Índia, Bangladesh, Sri Lanka e Etiópia com impacto sobre a vida de mais de 4,2 milhões pacientes com hipertensão e diabetes.

O programa é centrado na experiência do usuário: profissional de saúde e paciente. Para ilustrar a eficácia do programa, o palestrante trouxe o caso de um hipertenso em Bangladesh e a dificuldade encontrada por ele para ir às consultas mensais para monitorar o problema de pressão sanguínea, que atinge um terço da população adulta na região. O homem gastava 2 horas e 45 minutos entre locomoção até o hospital e filas para registro, triagem e pegar medicamentos na farmácia, incluindo a consulta de apenas de três minutos com o médico. 

 Com o uso do Simple é possível encurtar o tempo de espera, o médico tem acesso aos dados rapidamente e o paciente conta com a confidencialidade de seus dados. O programa é uma demonstração da importância da parceria entre epidemiologistas, autoridades públicas e designers para encontrar uma solução que melhore o atendimento em unidades de saúde pública.

Burka defendeu também o desenvolvimento de softwares leves, que possam ser  baixados em celulares simples, e de fácil usabilidade, porque não exigem grandes treinamentos e até um colega de trabalho pode ajudar a manusear. “Simplificar os processos e compartilhar os conhecimentos é essencial para resolver os problemas do mundo real”, afirmou.

Os bons resultados da aplicação do programa em unidades de saúde levam Burka a defender o desenvolvimento de soluções para outras questões. “Precisamos de mais designers trabalhando nos problemas no mundo”, reforçou.

Conteúdo relacionado

Enap, Ministério da Gestão e Bahia fecham parcerias para inovação em favor da população

O acordo vai disponibilizar acesso aos cursos da Enap a todos os servidores do governo do estado

Publicado em:
21/03/2024
Enap promove curso intensivo em Transformação Digital para Mulheres na Administração Pública

Curso presencial terá duração de uma semana e visa capacitar as servidoras públicas em análise de dados utilizando programação em Python

Publicado em:
21/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024