Acervo da Enap completa sete anos e ganha ambiente repaginado    

Neste mês, o Repositório Enap, também conhecido como Biblioteca Digital da Administração Pública, completa sete anos de existência. Para comemorar, a biblioteca está de casa nova. A página foi remodelada para facilitar a consulta dos usuários e integrá-la às demais páginas da Enap. Lá estão conteúdos sobre gestão pública, políticas governamentais, monografias e dissertações de alunos, livros, artigos, estudos de caso e comunidades que identificam os diversos tipos de acervos que constituem o ambiente.

O novo visual está sendo lançado nesta semana, em que se comemora o dia do  Bibliotecário (12 de março). Confira abaixo sugestões de publicações: 

Na primeira publicação que indicamos está descrito o processo de construção do repositório, para inspirar aqueles que gostariam de implementar algo semelhante em suas instituições.

E já que estamos falando sobre como fazer, selecionamos também seis guias recentemente publicados pelo repositório, que vão do gerenciamento de projetos e análise de indicadores, facilitação remota, linguagem simples e o guia que é campeão de acessos em 2021, sobre armadilhas e soluções na análise de dados. Esperamos que sejam úteis para você! 

Repositório Institucional da Enap: um processo de construção coletiva do conhecimento

Quer aprender com quem já fez? Esta publicação da Enap de 2015 relata como foi o planejamento e a construção do repositório, as políticas adotadas, a arquitetura da informação, o conjunto de metadados e a política de direitos autorais. Ao final, as autoras apresentam um roteiro para orientar o planejamento e o desenvolvimento de repositórios institucionais, tomando como referência a experiência da Enap.

Guia referencial para gerenciamento de projetos e portfólios de projetos

Fruto de parceria entre Project Management Institut – Chapter Distrito Federal (PMIDF), Ministério da Economia e Enap. A publicação traz conteúdo para aperfeiçoamento das práticas de gestão adotadas pelo governo, que impactam na eficiência e eficácia dos projetos e programas públicos. Publicado no repositório em 2021.

Guia referencial para construção e análise de indicadores

O Guia traz artefatos para apoiar os órgãos e entidades em suas missões institucionais. Para que haja uma efetiva gestão estratégica, é necessário que os indicadores sejam bem construídos. Os indicadores são o painel de controle da gestão estratégica e permitem a criação de metas e o acompanhamento contínuo da estratégia pela alta administração. Publicado em 2021.

Guia de facilitação remota

Como criar uma jornada de facilitação que faça sentido em espaços virtuais. Os autores Karina Canêdo e Valdir Canado escrevem que “para quem é curioso, o universo da facilitação remota se mostra extremamente rico e criativo. Por outro lado, é assustador, uma vez que é um contexto completamente diferente do presencial, exigindo uma atitude de reaprender. No remoto, os métodos, as técnicas e as ferramentas estão disponíveis de outra forma. Mesmo quem já trabalhava com o remoto ainda está aprendendo sobre este novo jeito de ser. Não sabemos quando voltará o presencial, portanto não podemos postergar projetos. Por isso fazemos um convite: vamos aprender mais sobre facilitação remota? Até porque, quando, em um futuro breve ou distante, o presencial retornar, é bem provável que as experiências remotas que estamos vivendo hoje influenciarão a forma como trabalharemos e faremos oficinas no futuro”.

Guia de facilitadores

Design Thinking e Design Sprint no Serviço Público. Esta publicação da Enap e Anvisa aborda métodos inovadores que promovem um olhar mais empático, criativo e ágil na atuação do setor público brasileiro. Conteúdo destinado a gestores, profissionais do setor público, equipes de laboratórios de inovação e estudantes de todas as áreas que possuem o objetivo de atuar como facilitadores e agentes de mudança para melhoria de serviços públicos.

Guia de Linguagem Simples: como posso simplificar meu documento?

Quer fazer sua mensagem ir mais longe? Consulte esse passo a passo em quatro etapas sobre como melhorar seu texto. São dicas preciosas e úteis para todos que desejam se comunicar melhor. Experimente! Publicação de 2019

Guia brasileiro de análise de dados: armadilhas & soluções

Publicado em fevereiro de 2021, está com 15 mil acessos. Os editores do guia, Cláudio Shikida, Leonardo Monastério e Pedro Fernando Nery, dizem que “Dados não são dados. Ou seja, não caem do céu, prontos e perfeitos para quem os consome. São o resultado, por vezes, de longos processos de construção que envolvem várias decisões metodológicas. Além disso, o consumo dos dados não é imediato. Quem lê ou analisa os dados precisa também estar capacitado para compreendê-los. Mesmo pesquisadores experimentados podem cair nas diversas armadilhas que uma nova e desconhecida base de dados geralmente apresenta. [...] Chamamos este livro de “Guia” justamente por pretendermos que o livro mostre rumos, sugira roteiros, aponte perigos e indique atalhos”.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap lança cartilha para multiplicar iniciativas de mentoria no setor público

Documento traz o passo a passo para órgãos públicos 

Publicado em:
26/10/2022
De refugiados a concursos públicos: nova edição discute relações humanas, burocracia e economia

Publicação também reúne artigos que abordam políticas públicas, educação, governabilidade e governança

Publicado em:
13/10/2021
Enap lança guia para orientar análise de informações em oito áreas temáticas

Escrito por 11 especialistas de oito áreas distintas, a publicação orienta sobre como usar e interpretar dados públicos

Publicado em:
14/01/2021
Nova RSP aborda o papel dos incentivos, avaliação de desempenho, comunicação e segurança cibernética

Nova edição da Revista do Serviço Público está disponível para download gratuito

Publicado em:
30/09/2020