Inscrição cancelada com sucesso!

Atletas paralímpicos compartilham vivências e inspiram inclusão na Enap


No dia 25 de setembro de 2024, às 10h, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), promoverá o evento "Conexões Paralímpicas: Experiência dos Atletas e Inclusão", na Biblioteca da Enap. O evento proporcionará uma imersão nas vivências de atletas paralímpicos que treinam no Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), incluindo aqueles que participaram das Paralimpíadas de Paris 2024.

Entre os atletas participantes, estão Ana Paula Marques, do halterofilismo; Danielle Torres Souza, do parabadminton; Luciano Reinaldo Rezende, do tiro com arco; e Ariosvaldo Fernandes da Silva, conhecido como Parré, do atletismo, que conquistou a medalha de bronze nos 100 metros rasos em Paris 2024. A comissão técnica contará com Dênis Gigante, técnico de atletismo e voluntário; Márcia Silveira da Costa Benetti, fisioterapeuta de tiro com arco; e Vinícius Luís Cyrillo, técnico de tênis em cadeira de rodas.

O evento incluirá uma roda de conversa e homenagens aos atletas. A iniciativa faz parte do projeto "Biblioteca do Futuro (BdF)" da Enap, que desde 2021 promove atividades culturais e pedagógicas com o objetivo de transformar a biblioteca em um espaço diversificado e inovador.

A atividade "Conexões Paralímpicas" está alinhada com o objetivo geral da Biblioteca da Enap de diversificar os serviços e experiências oferecidas, promovendo a inclusão e valorização da diversidade. O projeto se insere no contexto do "Biblioteca do Futuro", uma iniciativa da Diretoria de Inovação da Enap que visa transformar a biblioteca em um ambiente de construção de conhecimento, colaboração e inovação. Utilizando o mote "pessoa artefato - toda pessoa é um acervo!", o projeto valoriza diferentes tipos de saberes, além dos técnicos e acadêmicos, e trabalha com quatro categorias de atividades para estimular diversos sentidos nas pessoas: fazer, apreciar, aprender e exercitar.

A proposta do Projeto Biblioteca do Futuro é utilizar ciência, tecnologia e arte como instrumentos para a reflexão e transformação do estado e do Brasil, cumprindo a missão da Enap de formar e desenvolver agentes públicos capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade. A atividade de ensino-aprendizagem "Conexões Paralímpicas" oportuniza a reflexão sobre as interfaces entre inovação, cultura e esporte, além de relacionar-se com três das quatro dimensões definidas para o projeto: compartilhamento, biblioteca viva, e acesso e democratização.

O evento "Conexões Paralímpicas" reafirma o compromisso da Enap com a inclusão, inovação e a promoção de uma cultura de respeito e valorização da diversidade, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência inspiradora para servidores públicos e a comunidade em geral.