Quem concorre às vagas reservadas para ações afirmativas passará por banca verificadora

Está no ar o resultado final da primeira etapa do processo seletivo da turma de especialização internacional em políticas públicas (Master of Public Policy) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para candidatos brasileiros. A pós-graduação está sendo realizada em parceria com Columbia Global Centers (CGC). Nessa etapa foram classificados 85 servidores públicos federais – sendo 79 na ampla concorrência e seis no sistema de vagas reservadas.

Resultado da 1ª fase - brasileiros

Os participantes que concorrem às oportunidades abertas pelo sistema de ações afirmativas estão sendo convocados para participar de banca verificadora, a ser realizada hoje e depois amanhã (26 e 27/10). No caso das pessoas com deficiência, a verificação será realizada por meio de laudos, que serão analisados por equipe multiprofissional e interdisciplinar de especialistas na área.

Após a verificação do cumprimento de requisitos das vagas reservadas, será a vez da divulgação do resultado da segunda etapa, composta por análise e avaliação de memorial descritivo dos profissionais inscritos. A lista preliminar deve ser divulgada no dia 11 de novembro e a final, em 17 de novembro – data em que também ocorrerá a convocação para a terceira fase, a das entrevistas. O resultado preliminar está previsto para o dia 29 de novembro e em 3 de dezembro será publicado o resultado final da seleção, em que serão contemplados 30 candidatos brasileiros.

Processo seletivo de estrangeiros

Algumas etapas para candidatos estrangeiros acontecem em paralelo com a seleção nacional e outras têm ritos separados. O resultado preliminar da primeira fase nesse caso, por exemplo, ocorrerá no próximo dia 28. Já a data do resultado final é comum para ambos os casos.

Para os participantes do exterior estão sendo ofertadas 10 vagas. Entre os países-alvo estão Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Argentina, México, Chile, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Peru, Panamá, Equador e República Dominicana. Os inscritos nessa modalidade tiveram que comprovar experiência na administração pública por, no mínimo, dois anos (além domínio da língua inglesa, exigência comum a todos os interessados na pós-graduação).

Saiba mais sobre o Master of Public Policy

Conteúdo relacionado

Semana de Inovação é reconhecida no cenário mundial da inovação governamental

A lista foi divulgada pela Apolitical durante o Prêmio de Comunicação do Governo de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em:
24/09/2023
Enap realiza terceira missão de formação de gestores em São Tomé e Príncipe

Parceria internacional começou em 2022. Mais de 55 servidores já foram capacitados. 

Publicado em:
26/03/2023
MPP
Pós-graduação pioneira forma servidores públicos do Brasil e de oito países

Edição de estréia reuniu, durante onze meses, quarenta servidores públicos de alto escalão para aprenderem sobre técnicas e ferramentas úteis na superação de desafios 

Publicado em:
18/12/2022
MPP oferece aula aberta com embaixador da Índia

Mestrado internacional em políticas públicas discute agendas multilaterais e governo digital no dia 13 de setembro

Publicado em:
05/09/2022