Inscrição cancelada com sucesso!

Apresentação especial sobre a publicação também deu luz à importância do podcast Diálogos de Futuro, que teve um episódio gravado durante o evento

Amanda Cardoso
Revista Reforma e Democracia, do CLAD, promete expandir o diálogo sobre democracia, governança e administração pública em toda a Ibero-América
Revista Reforma e Democracia, do CLAD, promete expandir o diálogo sobre democracia, governança e administração pública em toda a Ibero-América

O futuro da revista Reforma e Democracia, do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), promete expandir o diálogo sobre democracia, governança e administração pública em toda a Ibero-América. Durante a apresentação especial no XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, nesta quinta-feira (28), María Victoria Whittingham, assessora da instituição, destacou o potencial transformador da publicação e comentou sobre as recentes mudanças implementadas. 

“Queremos que a revista seja um espaço para fomentar o diálogo e o intercâmbio de ideias, promovendo uma compreensão mais profunda das relações entre o Estado e a sociedade. Esse é o nosso compromisso com a construção de democracias mais justas, equitativas e inclusivas”, afirmou.

O diretor do Departamento de Economia e Administração da Universidade Nacional de Quilmes (UNQ), Daniel Alberto Cravacuore, comentou sobre a importância das revistas nesse processo. “As revistas podem promover o intercâmbio de ideias e perspectivas, valorizando as especificidades dos contextos nacionais e regionais. Além disso, são ferramentas fundamentais para dar visibilidade a pesquisas e práticas desenvolvidas a partir de uma perspectiva crítica sobre as realidades da região”, afirmou.

Cravacuore também ressaltou a relevância da criação de redes colaborativas e da formação de um banco de avaliadores sólido e diversificado para ampliar o impacto editorial. “Integrar redes e fomentar uma base representativa de avaliadores é essencial para consolidar o papel das revistas como espaços de diálogo e conexão. Isso fortalece não apenas a comunidade acadêmica, mas também o impacto das publicações sobre a sociedade”, completou. Ele ainda enfatizou a necessidade de promover o espaço ibero-americano em contraponto à tendência de Portugal e Espanha de se relacionarem prioritariamente com o ambiente europeu.

Já a presidenta da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP/USP), Claudia Souza Passador, destacou a importância das revistas científicas como ferramentas de integração e disseminação do conhecimento na América Latina. Para ela, esses periódicos podem ser um espaço de promoção de boas práticas e conexão entre pesquisadores, governos e instituições acadêmicas. "As revistas científicas têm um papel fundamental na construção de pontes entre diferentes países e realidades, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências em administração pública", afirmou. Claudia propôs uma parceria mais intensa da produção científica brasileira sobre gestão pública com propósito de colaborar com a publicação.

Podcast Diálogos de Futuro
María Victoria Whittingham também enfatizou os esforços para diversificar as formas de engajamento com o público, incluindo a criação do podcast Diálogos de Futuro, em 2021, combinando diferentes formatos de gestão do conhecimento. O primeiro episódio da quinta temporada da iniciativa foi gravado durante o Congresso do CLAD deste ano e é uma parceria com o Centro de Estudos de Estado e Sociedade da Argentina (Cedes).

“O podcast é uma plataforma para vozes ibero-americanas debaterem temas essenciais para a nossa região, como políticas públicas e administração pública. É um passo importante para ampliar o impacto da revista e fortalecer seu papel como dinamizadora do diálogo regional e global”, concluiu a assessora do CLAD.

Produção científica e IA
Questionado sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) para a produção científica, o professor do Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), Juan Ignacio Criado, destacou a relevância da IA e seus impactos tanto na gestão pública, quanto na pesquisa acadêmica, abordando quatro aspectos centrais. Para ele, a ciência aberta e o acesso ao conhecimento são muito importantes e a revista científica atua na promoção do acesso livre e rigor científico. "É essencial que o espanhol e o português ocupem um espaço de destaque no cenário global, garantindo que os idiomas da região estejam presentes nas grandes ligas do conhecimento", afirmou, ao defender a valorização das línguas regionais em um contexto dominado pelo inglês.

Além disso, o professor da UAM abordou o papel transformador da IA nos processos de gestão e políticas públicas, mencionando a apresentação da "Carta Ibero-americana de Inteligência Artificial na Administração Pública", realizada durante o congresso. Ele destacou o impacto das ferramentas de IA na pesquisa, como algoritmos de transcrição automática e análise de dados, que estão mudando paradigmas de trabalho. "Devemos cuidar para que nossa produção científica esteja alinhada com esses avanços e não seja comprometida por práticas inadequadas, como as revistas predatórias, que distorcem o propósito da ciência e ameaçam sua credibilidade", alertou, ao reforçar a necessidade de um uso ético e responsável da tecnologia. 

Sobre o Congresso do CLAD
O XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, realizado entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília (DF), é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Com 150 horas de atividades na programação, o Congresso conta com mais de 700 participantes, incluindo ministras e ministros de diversos países, secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos, sindicalistas e especialistas internacionais. Os debates e sessões têm como objetivo discutir temas como inclusão, democracia e inovação na gestão pública, alinhados às transformações necessárias para tornar o Estado mais eficiente e inclusivo.

SERVIÇO
XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública
Data: 26 a 29 de novembro de 2024
Local: Enap - Asa Sul, SPO - Área Especial 2-A, Brasília-DF
Informações: https://clad.enap.gov.br/
Programação: https://clad.enap.gov.br/index.php/pt/programacao