Em 2023, cinquenta novos alunos comporão as duas turmas de mestrado e de uma de doutorado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os alunos selecionados pelos três processos seletivos receberão e-mails com informações sobre o resultado e envio dos formulários de matrícula, que deverão ser devolvidos entre 16 e 20 de janeiro de 2023.
A segunda turma do doutorado profissional em políticas públicas da Enap reunirá, em 2023, cinco homens e cinco mulheres. Desses novos alunos, todos apresentaram notas maior que 80% no exame aplicado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) – e sete deles alcançaram aproveitamento superior a 90%.
No caso dos trinta futuros alunos da sexta turma do mestrado profissional em governança e desenvolvimento (MPGD), nove conseguiram notas acima de 90% no teste da Anpad. E, entre os dez futuros participantes da quarta edição do mestrado profissional em avaliação e monitoramento, todos apresentaram notas nesse mesmo exame maiores que 70%, sendo que três candidatos conseguiram mais que 90%.
“Ficamos bem satisfeitos com os resultados do processo seletivo e com os projetos recebidos, que estão bem alinhados aos interesses da administração pública brasileira. Os novos alunos encontrarão um excelente ambiente para seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, destaca Flávia Schmidt, diretora de Altos Estudos da Escola. Ao longo de 2022, diversas iniciativas para aperfeiçoar a pós-graduação stricto sensu da Enap foram implementadas, como editais de apoio a publicações e participação em eventos científicos para professores e alunos, além da criação do prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Ao articular esforços para aperfeiçoar os programas de mestrado e doutorado, a Enap investe nas pessoas que fazem parte do serviço público e no retorno que elas trazem para a sociedade brasileira”, reforça a diretora.
Os candidatos que participaram dos processos seletivos participaram de avaliações de conhecimentos específicos, apresentaram redações de trabalhos técnicos e científicos, comprovaram o domínio do inglês e precisaram mostrar capacidade de reflexão, de problematização e de desenho de soluções de políticas públicas. Cumpridas as exigências iniciais para inscrição, a seleção foi composta por duas fases: análise do pré-projeto de pesquisa e entrevista.
Na análise do pré-projeto, a banca examinadora avaliou as propostas conforme temática, contextualização do projeto, ineditismo e relevância para lacuna de conhecimento no setor público. Durante as entrevistas, os avaliadores observaram a capacidade de argumentação dos candidatos, a motivação, o compromisso com a realização do curso, a consistência na defesa do projeto em relação à pertinência e a adequação das linhas de pesquisa para a administração pública.