“Você já contratou soluções inovadoras de startups?” Esse foi o tema de uma das mesas redondas apresentadas nesta terça (07/11), durante a Semana de Inovação. O evento trouxe casos de implementação de contratações de soluções inovadoras de startups pelo governo e falou sobre o marco legal das startups e inovação aberta. A iniciativa é da Gnova Inovação Aberta, área técnica da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a Impact Hub.
O Contrato Público de Soluções de Inovação é uma oportunidade de as instituições públicas colocarem a inovação aberta em prática e contratarem o desenvolvimento de novas soluções para seus desafios. A criação do Marco Legal das Startups, por meio da Lei Complementar 182/2021, trouxe oportunidades para que organizações públicas tenham embasamento jurídico e técnico nas contratações de soluções inovadoras. Isso porque existem desafios nesse tipo de contratação pelas organizações públicas, devido à falta de maturidade em inovação e aversão aos riscos envolvidos.
No encontro os participantes contaram suas experiências - sob o ponto de vista do órgão contratante, da startup e do promotor das contratações. “Queremos incentivar que o mercado de startups elabore soluções para o governo e a Enap quer auxiliar esse funcionamento, na prática”, explicou a coordenadora de Inovação Aberta, Keicielle Schimidt.
Participaram também a analista de Negócios na Scipopulis (que atua com soluções para cidades inteligentes), Thayane Carvalho; o CEO da Lemobs (GovTech focada no processo de transformação digital das cidades brasileiras) e sócio-fundador da HealthTech ProntLife, Sérgio Rodrigues; a head de Inovação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Luciana Lischewski Mattar; e o representante da Impact Hub Brasília, David Borges.
Saiba mais sobre contratação de soluções inovadoras de startups na Plataforma Desafios da Enap: http://bit.ly/plataformadesafios
Fotos: Shislaine Ataídes