Participe e contribua para a superação desta crise

Quer participar diretamente na criação de alternativas para minimizar os impactos do Covid-19 nas áreas de saúde, economia, impacto social e tecnologia? Participe dos desafios criados pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap.

Organizações do terceiro setor, empresas de setores específicos, startups, instituições de pesquisa, desenvolvedores de aplicativos e pesquisadores, pessoas físicas e jurídicas estão sendo chamados a colocarem suas habilidades, criatividade e inovação a serviço da sociedade brasileira. Os critérios que devem nortear os projetos são fácil implementação, alto impacto, eficiência e viabilidade jurídica/econômica. 

Veja as questões lançadas pela Plataforma Desafios, iniciativa do Laboratório de Inovação em Governo - GNova, que convida a sociedade a participar da construção de soluções inovadoras para ajudar o país e enfrentar a pandemia do coronavírus.

1 - Eficiência do sistema de saúde para o enfrentamento da epidemia

Diante da chegada ao Brasil do coronavírus, um patógeno novo e de fácil propagação, é preciso adotar processos de trabalho que garantam o funcionamento do sistema de saúde e evitem sua sobrecarga. A pergunta a ser respondida é: Como podemos aumentar a eficiência do sistema de saúde no enfrentamento da Covid-19?

2 - Diminuição de impactos econômicos no contexto da Covid-19

Para o combate a pandemia causada pelo coronavírus será necessário um conjunto de ações de contenção de danos na economia. A crise afetou de forma diferente diversos setores, criando oportunidades para alguns e muitos desafios para a maioria. Como podemos reduzir impactos e gerar oportunidades para empresas e empreendedores no contexto da Covid-19?

3 - Mitigação das consequências socioeconômicas da Covid-19

A crescente proliferação do coronavírus no Brasil apresenta riscos que podem afetar as condições socioeconômicas da população como um todo. Como podemos mitigar as consequências sócioeconômicas da pandemia de Covid-19?

4 - Monitoramento e gestão de enfrentamento da epidemia

Estudos recentes indicam que medidas de distanciamento social adotadas para conter a pandemia do Covid-19 por si só não serão suficientes para impedir que a demanda por leitos hospitalares supere várias vezes a oferta. Como podemos usar a tecnologia para ganhar escala no monitoramento e enfrentamento da epidemia?

Como funciona?

O edital com detalhes sobre os Desafios, inclusive sobre a premiação, será lançado na próxima quinta-feira (26/3). Para tirar dúvidas sobre o funcionamento dos Desafios e compartilhar ideias, a Enap abriu uma plataforma específica em https://desafiosgov.slack.com/. Interessados podem se cadastrar, acionar parceiros e criar canais para pessoas que queiram trabalhar juntas em determinado projeto.

Se você tem respostas para os desafios lançados ou identifica novas oportunidades e soluções para o enfrentamento da pandemia, participe da comunidade Desafios e seja um agente na superação dessa crise. Detalhes sobre cada desafio, descrição do problema e dados adicionais podem ser vistos no site gov.br/desafios

 

 1 Desafios COVID19 completo

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Inovação diferencia servidor público comum do 4.0, diz especialista durante a Semana de Inovação 2023

Diretor da BioTIC, Paulo Wanderson Moreira Martins, destacou a criatividade como fator-chave para o serviço público

Publicado em:
06/11/2023
Estão abertas as inscrições para o Hackathon Web3: Tokenização do Tesouro Nacional

Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na web3 convida participantes a construir soluções criativas na gestão do Tesouro Nacional

Publicado em:
24/10/2023
As desigualdades raciais no serviço público são tema de evento que analisa dados

Enap promove desafio colaborativo de dados para participantes analisarem o que os números do Infogov revelam. Inscrições abertas!

Publicado em:
09/10/2023
Enap contrata consultor para diagnóstico sobre compras públicas de inovação

Trabalho envolve realização de estudo sobre problemas e oportunidades que podem ser resolvidos por meio de compras públicas de inovação e/ou inovação aberta

Publicado em:
18/09/2023