Pela primeira vez, líderes de projetos e de equipes de estados e municípios terão a oportunidade de participar do curso premium de Liderança Pública. Foram reservadas 40 vagas para servidores municipais e estaduais com cargos do médio e alto escalão que podem se inscrever até 22 de agosto.
Esse curso tem como objetivo despertar a consciência do profissional em posição de liderança para o impacto que a sua forma de atuar causa nos projetos e pessoas sob sua responsabilidade. Serão 18 horas de aulas ao vivo, no formato online, entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro, e não serão gravadas para visualização posterior.
Os participantes poderão desenvolver as competências essenciais para a liderança explorando temas como comunicação estratégica, inovação, coordenação e colaboração em rede, geração de valor para usuários, gestão de crises e engajamento de pessoas e times.
Essa edição especial foi criada com base na matriz nacional de competência de liderança da Enap que foi institucionalizada por uma instrução normativa conjunta com a secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Economia em fevereiro de 2021. O documento define três eixos com nove competências essenciais para um líder no setor público:
- Estratégia: visão de futuro, inovação e mudança, comunicação estratégica
- Resultado: geração de valor para o usuário, gestão de crises, gestão para resultados
- Pessoas: coordenação e colaboração em rede, engajamento de pessoas e equipes, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Com a inclusão de gestores municipais e estaduais no curso premium de liderança pública, a diretoria de educação executiva quer levar para todo o País essa matriz que vai ajudar as lideranças locais a produzirem melhores resultados para os cidadãos com a ampliação e melhoria na qualidade dos serviços prestados.