Inscrição cancelada com sucesso!

Enap, GIZ e Flacso unem esforços para capacitar líderes públicos na implementação dos ODS

O curso "Laboratório de Boas Práticas em Governo Local - Agenda 2030", promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), que ocorreu de 10 a 28 de junho, ofereceu três turmas, com uma média de 27 servidores certificados por turma. O objetivo principal foi capacitar servidores públicos estaduais e municipais para a implementação eficaz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos respectivos municípios brasileiros.

Com carga horária de 10 horas por turma, os laboratórios foram ministrados de forma remota, o que permitiu a participação de servidores públicos de diversas regiões do Brasil. O público-alvo inclui servidores ocupantes de cargos de liderança nos governos federal, estadual e municipal que atuam em projetos relacionados à Agenda 2030. Além de ter uma ampla representação regional, o curso contou com uma diversidade de alunos em termos de gênero, idade e raça. 

O Laboratório contou com a participação dos docentes Thiago Ghere, doutor em Relações Internacionais, e Liliana Froyo, doutora em Ciência Política, que ressaltou que o curso busca agregar conteúdo, mas também a prática dos participantes. “Nós buscamos mapear ao longo do curso os desafios e as especificidades dos territórios de cada participante, porque isso gera um maior engajamento, gera discussão de alto nível, gera interesse diferenciado e uma capacitação muito específica para cada um que está ali envolvido e participando do curso”, afirmou Liliana.

Com metodologias ativas, o curso abordou os ODS sob uma perspectiva global e local e destacou temas como planejamento e gestão, participação social, formação de parcerias e estrutura política. Além disso, foram discutidas estratégias de resiliência climática e gestão de riscos, considerando as singularidades de cada região brasileira. A primeira edição do Laboratório foi realizada em novembro de 2022. Essa nova edição foi reformulada a partir da avaliação da oferta anterior e das novas diretrizes do governo sobre a temática. 

A oferta dos Laboratórios de Boas Práticas faz parte do Programa Liderando para o Desenvolvimento, que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e a melhoria da gestão pública por meio de diferentes projetos para lideranças nos níveis subnacionais.