O curso “Gestão Humanizada de Equipes”, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), reuniu 40 servidoras e servidores de diferentes instituições com um objetivo em comum: a capacitação em liderança humanizada.
As aulas foram realizadas presencialmente na sede da Enap, em Brasília (DF), entre os dias 17 e 19 de março. O curso abordou os conceitos de diversidade, equidade e inclusão na perspectiva organizacional, perpassando pelos estilos de liderança e pela comunicação eficaz e inclusiva.
Assim como na primeira edição, que aconteceu em agosto de 2024, a segunda foi igualmente ministrada por Mafoane Odara, psicóloga e mestre em Psicologia pela USP, executiva em Recursos Humanos, colunista da revista Marie Claire e consultora.
“Foi incrível, porque aqui tivemos a possibilidade não só de melhorar as relações entre servidores públicos, como a de pensar qual é a cultura organizacional que vai fazer com que a gente crie um clima que seja de fato saudável para o trabalho e, no final das contas, melhorar a política pública que vai para a nossa população”, contou Mafoane, que é referência no campo da diversidade, equidade e inclusão.
Entusiasta das iniciativas da Enap, Luana Paré faz parte da Rede de Mulheres Negras Líderes e participou do curso. A analista técnica de políticas sociais explicou que, por meio das práticas em sala de aula, adquiriu novas perspectivas sobre o trabalho no serviço público.
“Tivemos um espaço muito interessante de troca e conhecimento. Foi um espaço de muito aprendizado, e não somente para a gestão humanizada de equipes, tivemos muitos pontos de autoconhecimento enquanto servidores, seres humanos e todo o papel que temos na sociedade com nossa atuação”, avaliou Luana.
Participaram do curso servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais em cargos de liderança. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Altas Lideranças da Enap.